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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Atividade sexual na lesão medular: construção e validação de cartilha educativa
Título(s) alternativo(s): Actividad sexual en la lesión medular: construcción y validación de libreta educativa
Título em inglês: Sexual activity of people with spinal cord injury: development and validation of an educational booklet
Autor(es): Silva, Robert a de Araújo e
Ximenes, Lorena Barbosa
Cruz, Arménio Guardado
Serra, Maria Aparecida Alves de Oliveira
Araújo, Márcio Flávio Moura de
Andrade, Luciene de Miranda
Studart, Rita Mônica Borges
Carvalho, Zuila Maria de Figueiredo
Palavras-chave: Traumatismos da Medula Espinal;Sexualidade;Estudos de Validação;Educação em Saúde
Data do documento: Mai-2018
Instituição/Editor/Publicador: Acta Paulista de Enfermagem
Citação: SILVA, R. A. et al. Atividade sexual na lesão medular: construção e validação de cartilha educativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 255-64, mayo/jun. 2018.
Resumo: Objetivo: Descrever o processo de construção e validação de uma cartilha educativa sobre atividade sexual de pessoas com lesão medular. Métodos: Estudo metodológico em quatro etapas: pesquisa documental em blogs, revisão integrativa, construção da cartilha educativa, validação de conteúdo com 11 juízes, validação de aparência técnica com 3 juízes e validação de aparência com 37 pessoas do público-alvo. Considerouse o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) mínimo de 0,80. Resultados: A cartilha apresentou IVC global de 0,91 pelos juízes profi ssionais de saúde; 0,87 pelos juízes designers gráfi cos; e 0,94 na validação de aparência pelo público-alvo. Entretanto, os juízes e público-alvo propuseram sugestões de melhorias da cartilha, que foram acatadas e modifi cadas para versão fi nal do material. Conclusão: A cartilha apresentou conteúdo e aparência adequados para promoção da atividade sexual saudável e satisfatória da pessoa com lesão medular.
Abstract: Objective: To describe the process of development and validation of an educational booklet about the sexual activity of people with spinal cord injury. Methods: Methodological study performed in four steps: documentary search in blogs, integrative review, development of the educational booklet, and face and content validation, namely content validation with 11 referees, technical face validation with three referees, and face validation with 37 people from the target audience. The minimum value established for the content validity index (CVI) was 0.80. Results: The booklet presented a global CVI of 0.91 after evaluation by healthcare professionals, 0.87 after inspection by graphic designers, and 0.94 after examination by members of the target audience. Despite the signifi cantly high indexes, referees and people from the target audience proposed suggestions to improve the booklet, which were accepted and incorporated into the fi nal version of the material. Conclusion: The booklet showed content and face adequate to promote healthy and satisfactory sexual activity of people with spinal cord injury.
Resumen: Objetivo: Describir el proceso de construcción y validación de una libreta educativa sobre actividad sexual de personas con lesión medular. Métodos: Estudio metodológico en cuatro etapas: investigación documental en blogs, revisión integrativa, construcción de la cartilla educativa, validación de contenido con 11 expertos, validación de apariencia técnica con 3 expertos y validación de apariencia con 37 personas del público objetivo. Se consideró un Índice de Validez de Contenido (IVC) mínimo de 0,80. Resultados: La libreta obtuvo IVC global de 0,91 de los jueces profesionales de salud; 0,87 de los jueces diseñadores gráfi cos; y 0,94 en validación de apariencia del público objetivo. Expertos y público objetivo sugirieron mejoras en la libreta, acatadas y aplicadas para la versión fi nal del material. Conclusión: La libreta presentó contenido y apariencia adecuados para promoción de actividad sexual saludable y satisfactoria en portadores de lesión medular.
Résumé: Objetivo: Describir el proceso de construcción y validación de una libreta educativa sobre actividad sexual de personas con lesión medular. Métodos: Estudio metodológico en cuatro etapas: investigación documental en blogs, revisión integrativa, construcción de la cartilla educativa, validación de contenido con 11 expertos, validación de apariencia técnica con 3 expertos y validación de apariencia con 37 personas del público objetivo. Se consideró un Índice de Validez de Contenido (IVC) mínimo de 0,80. Resultados: La libreta obtuvo IVC global de 0,91 de los jueces profesionales de salud; 0,87 de los jueces diseñadores gráfi cos; y 0,94 en validación de apariencia del público objetivo. Expertos y público objetivo sugirieron mejoras en la libreta, acatadas y aplicadas para la versión fi nal del material. Conclusión: La libreta presentó contenido y apariencia adecuados para promoción de actividad sexual saludable y satisfactoria en portadores de lesión medular.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36184
ISSN: Print 0103-2100
On-line 1982-0194
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