Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36316
Title in Portuguese: Neurectomia do nervo interósseo anterior e posterior para controle da dor de pacientes com artrose de punho
Author: Moreira, João Marcos Lopes
Viana, Marcos Levy Machado Barbalho
Facó, Yuri de Moraes
Lemos, Luanna de Queiroz
Bezerra, Gabriela Freire
Cavalcante, Maria Luzete Costa
Keywords: Artrose
Articulação do Punho
Denervação
Issue Date: Jul-2018
Publisher: Revista de Medicina da UFC
Citation: MOREIRA, João Marcos Lopes et al. Neurectomia do nervo interósseo anterior e posterior para controle da dor de pacientes com artrose de punho. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 58, n. 3, p. 59-64, jul./set. 2018.
Abstract in Portuguese: Introdução: a osteoartrose é a doença articular de maior ocorrência no mundo, sendo definida como uma insuficiência da cartilagem articular devido a fatores mecânicos, genéticos, hormonais, ósseos e metabólicos, acarretando um desequilíbrio entre degradação e síntese da cartilagem articular e do osso subcondral. Objetivos: este estudo avalia quantitativamente a dor dos pacientes selecionados para o procedimento de neurectomia. Material e métodos: estudo longitudinal, prospectivo e analítico, com abordagem quantitativa das variáveis através da avaliação e acompanhamento de pacientes com dor crônica no punho devido a artrose de tal articulação. Resultados: 55,6% dos pacientes analisados eram do sexo masculino com variadas manifestações clínicas de dor e melhora do quadro álgico após o teste da xilocaína nos tempos de 5 e 10 minutos. A avaliação após 1 mês da neurectomia do nervo interósseo apresentou uma melhora significativa do quadro álgico, onde todos os pacientes analisados qualificaram a dor como fraca. Após 3 meses da cirurgia observou-se resultados semelhantes ao encontrado na avaliação após 1 mês da cirurgia; dos nove pacientes avaliados, apenas um relatou dor moderada. Conclusão: pacientes que foram submetidos a neurectomia do nervo interósseo apresentaram uma melhora significativa do quadro álgico associado a osteoartrose.
URI: http://periodicos.ufc.br/revistademedicinadaufc/index
http://diadorim.ibict.br/handle/1/839
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36316
ISSN: 0100-1302
2447-6595 (Online)
Appears in Collections:DMC - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_jmlmoreira.pdf730,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.