Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3632
Título: Escolha social e provisão de qualidade ambiental por um Governo Leviathan: um modelo de otimização para sítios de recreação
Autor(es): Araújo, Rogério César Pereira de
Palavras-chave: Recreação
Governo Leviathan
Demanda-provisão de bens públicos
Data do documento: 2007
Editor: Rede: Revista Eletrônica do Prodema
Citação: ARAÚJO, R. C. P. (2007)
Resumo: Este estudo apresenta um modelo de demanda-provisão de qualidade de sítios de recreação. Um governo Leviathan coleta taxas sobre usuários de sítios de recreação no intuito de maximizar sua arrecadação e prover melhorias de qalidade para atender a demanda. Este artigo deriva as condições de eficiência para um governo auto-interessado que visa maximizar arrecadação sujeita a funçao de demanda para a qualidade de sítio, os custos de provisão, as preferêcias do consumidor ''representativo'', e a condição de equilíbrio do orçamento do governo. Os resultados mostram que o governo deve levar em consideração três impactos econômicos no sentido de manter a provisão eficiente e a alocação de qualidade de sítio: o impacto da taxa sobre a qualidade, o impacto dos gastos governamentais, e o impacto das preferências individuais.
Abstract: This study presents a demand-provision model of quality of recreation sites. A Leviathan government collects taxes over users of recreation sites in order to maximize its revenue and provide quality improvement to attend demand. This paper derives efficiente conditions for a self-interested government to maximize revenue subject to the demand function fo site quality, the costs of provision, the ''representative'' cosumer preferences, and the government's budget equilibrium condition. The results show that the government must take into consideration three economic impacts in order to keep efficient provision and allocation of site quality: the quality tax impact, the government expenditure impact, and the individual preference impact.
Descrição: ARAÚJO, Rogério César Pereira de. Escolha social e provisão de qualidade ambiental por um Governo Leviathan: um modelo de otimização para sítios de recreação. Rede-Revista Eletrônica do Prodema, Fortaleza, v.1, n.1, p.23-34, dez. 2007
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3632
ISSN: 1982-5528
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_art_rcparaujo.pdf525,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.