Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36354
Title in Portuguese: Design lúdico: percurso meditativo como forma de trabalhar as funções executivas para público juvenil com TDAH
Author: Pereira, Lana Carolina Silva
Advisor(s): Barros, Camila Bezerra Furtado
Keywords: TDAH
Meditação
Design lúdico
Design de jogos
Percurso lúdico
Issue Date: 2018
Citation: PEREIRA, L. C. S. (2018)
Abstract in Portuguese: No presente trabalho tratamos de uma pesquisa que atua como intercessão entre estudos do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, meditação e as áreas de design lúdico e design de jogos. Nosso objeto de pesquisa refere-se a um jogo que atue como ferramenta de incentivo ao uso da meditação para pré-adolescentes com TDAH, promovendo o exercício das funções executivas, que são capacidades afetadas pelo transtorno. No decorrer deste trabalho, analisamos quais são as características do TDAH e propomos a meditação como uma forma de intervenção comportamental mediada pelo jogo Ânima, desenvolvido como produto projetual desta pesquisa. Para tanto, estudamos as características que compõem a ludicidade e, por isso, decidimos optar pelo percurso lúdico. Fez-se necessário o estudo de design de jogos e características do jogo, aportado nas discussões teóricas de Crawford (1982), Rouse (2005), entre outros. Utilizamos uma metodologia híbrida, composta pelos processos projetuais de Bonsiepe (1984), especificada através das etapas descritas por Albuquerque (2010), visto que este aborda métodos relacionados ao design de jogos.
Description: PEREIRA, L. C. S. Design lúdico: percurso meditativo como forma de trabalhar as funções executivas para público juvenil com TDAH. 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36354
Appears in Collections:DESIGN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_lcspereira.pdf4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.