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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da eficácia do programa institucional de bolsas de iniciação científica (PIBIC): estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior (IFES).
Autor(es): Araújo, Adriana Muniz
Orientador: Andriola, Wagner Bandeira
Palavras-chave: PIBIC;IFCE;Avaliação da Eficácia
Data do documento: 2018
Citação: ARAÚJO, Adriana Muniz. Avaliação da eficácia do programa institucional de bolsas de iniciação científica (PIBIC): estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior (IFES). 2018. 143f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo avaliar a eficácia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) em uma instituição federal de ensino superior, o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com base na percepção dos bolsistas e dos professores pesquisadores do programa, considerando o período de 2013 a 2017. Neste estudo, entende-se eficácia como grau de realização dos objetivos de um determinado programa, traduzindo-se pela relação entre os resultados obtidos e os objetivos projetados. Portanto, a avaliação que se propõe baseia-se na abordagem de avaliação centrada em objetivos, utilizando-se o modelo de Ralph Tyler, o qual parte do princípio de que educar consistiria em gerar e/ou mudar padrões de comportamento e para detectá-los é preciso analisar a congruência entre os objetivos propostos do currículo, programa ou outro objeto educacional e os resultados alcançados. Dessa forma, a eficácia do programa foi analisada a partir da verificação da congruência entre os objetivos do PIBIC e os desempenhos alcançados. O estudo apresenta como fundamentação teórica o panorama brasileiro das políticas públicas e políticas de ciência, tecnologia e inovação e das políticas públicas educacionais, assim como a relação entre as duas áreas; aspectos conceituais da avaliação na gestão pública e da avaliação educacional, apresentando a avaliação de programas e a avaliação centrada em objetivos proposta por Ralph Tyler. O estudo possui caráter exploratório-descritivo, natureza quantitativa e utiliza o estudo de caso como método de pesquisa. Utiliza o questionário estruturado como instrumento de coleta de dados, os quais foram descritos e analisados com o apoio de métodos estatísticos. Os resultados sugerem a eficácia do PIBIC, visto que os objetivos propostos pelo programa, em grande parte, foram alcançados. Outrossim, verificaram-se, também, algumas limitações quanto ao alcance de alguns objetivos ou de alguns aspectos desses objetivos, as quais merecem especial atenção por parte das instituições responsáveis pelo fomento e pela execução do programa.
Abstract: The present research aims to evaluate the effectiveness of the Institutional Program of Scientific Initiation Grants (PIBIC) in a federal higher education institution, the Federal Institute of Science and Technology of Ceará (IFCE), based on the perception of the scholarship holders and the research professors of the program, considering the period of 2013 to 2017. In this study, effectiveness is understood as degree of accomplishment of the objectives of a certain program, being translated by the relation between the obtained results and the projected objectives. Therefore, the proposed evaluation is based on the goal-oriented approach to evaluation, using the Ralph Tyler model, which assumes that educating would consist of generating and / or changing behavior patterns and to detect them is it is necessary to analyze the congruence between the proposed objectives of the curriculum, program or other educational object and the results achieved. Thus, the effectiveness of the program was analyzed by verifying the congruence between the objectives of PIBIC and the performance achieved. The study presents as theoretical foundation the Brazilian panorama of public policies and policies of science, technology and innovation and public educational policies, as well as the relationship between the two areas; conceptual aspects of evaluation in public management and educational evaluation, presenting program evaluation and goalfocused assessment proposed by Ralph Tyler. The study has an exploratory-descriptive nature, quantitative nature and uses the case study as a research method. It uses the structured questionnaire as a data collection instrument, which has been described and analyzed with the support of statistical methods. The results suggest the effectiveness of PIBIC, since the objectives proposed by the program have been largely achieved. There were also some limitations on the achievement of some objectives or some aspects of these objectives, which deserve special attention from the institutions responsible for the promotion and implementation of the program.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36356
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