Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36408
Título: O Candeeiro como sistematização de experiências: uma etnografia da circulação, dos usos e apropriações em Lagoa do Juá
Autor(es): Nascimento, Rosa da Conceição
Orientador(es): Oliveira, Catarina Tereza Farias de
Palavras-chave: Candeeiro
Sistematização
Experiências
Circulação
Systematization
Experiences
Circulation
Appropriation
Ethnography
Data do documento: 2018
Citação: Nascimento, R. C.; Oliveira, C.T. F. (2018)
Resumo: O presente trabalho faz uma investigação do impresso intitulado “O Candeeiro”, produzido pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). O Candeeiro é utilizado como processo metodológico e pedagógico do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Esta pesquisa, inicialmente, problematiza o conceito de sistematização de experiências. Outras discussões do estudo são os conceitos de circulação, usos e apropriações. A pesquisa se desenvolve na comunidade de Lagoa do Juá, no município de Itapipoca, no Ceará. Foi objetivo estudar como as informações contidas no impresso circulam nessa localidade e como são utilizadas a partir dos modos de vida das pessoas. A pesquisa apropria-se da etnografia, utilizando-se da observação, do diário de campo e da entrevista para investigar os objetivos propostos.
Abstract: The object of this research is O Candeeiro, a periodical produced by Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) which is adressed to farmers in the brazilian Semiárido. An etnography at Lagoa do Juá community, located in Itapipoca, Ceará, is the basis to discuss the concepts of systematization of experiences, uses and appropriations and circulation. We specially focus on how the information produced by O Candeeiro is accessed, comprehended and applied by the farmers considering their own way of life and work.
Descrição: NASCIMENTO, Rosa da Conceição, O Candeeiro como sistematização de experiências: uma etinografia da circulação, dos usos e apropriações em Lagoa do Juá. 2018. 185f. - Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36408
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_rcnascimento.pdf27,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.