Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36597
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os debates presidenciais no Brasil e as buscas no Google (2006–2010)
Autor(es): Moraes, Thiago Perez Bernardez de
Palavras-chave: Debate presidenciais;Brasil;Google;Estudos políticos
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: Moraes, T. P. B. (2018)
Resumo: O debate eleitoral proporciona um formato de comunicação política “marcante” dando oportunidade para que os candidatos se expressem de maneira mais direta, confrontando literalmente seus adversários, em uma lógica de “cabo de guerra”. Além disso, os debates tendem a sintetizar toda a agenda de temas de campanha ao mesmo tempo em que oferece um limiar de igualdade entre os candidatos. No Brasil desde as eleições presidenciais de 1989 os debates têm se mostrado como importante fonte de informação para os eleitores, balizando de forma significativa a tomada de decisão eleitoral. Principalmente a partir de 2002, os debates presidenciais vêm se consagrando, até os dias atuais, como espaço legítimo para o confronto dos candidatos em pé de igualdade.A Ciência Política contemporânea nessa coerência tem um interesse particular em investigar os efeitos das campanhas eleitorais e seus principalmente no que tange o comportamento do eleitor. Claro que os eleitores são motivados por múltiplos fatores, tais como, identificação partidária, ideologia, raça, religião, contudo, a informação que recebem durante a campanha costuma ter um peso á mais na decisão eleitoral (MACHADO, 2009). Neste intuito este trabalho tem como objetivo contribuir com a agenda de pesquisa sobre os efeitos dos debates presidenciais no Brasil. A pergunta que guia este trabalho é: os debates presidenciais podem ter estimulado os internautas brasileiros a buscarem mais informações sobre os candidatos á presidência? [...]
Descrição: MORAES, Thiago Perez Bernardez de. Os debates presidenciais no Brasil e as buscas no Google (2006-2010). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 49, n. 2, p. 501-536, jul./out. 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36597
ISSN: 2318-4620
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_tpbmoraes.pdf375,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.