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Title in Portuguese: Convivialidade clubística digital: um estudo etnográfico sobre o grupo do Facebook Ceará Sporting Club
Author: Ribeiro, Marcelo da Silva
Advisor(s): Diógenes, Glória Maria dos Santos
Keywords: Torcedores
Redes sociais da internet
Engajamento clubístico
Fans
Digital club conviviality
Issue Date: 2017
Citation: Ribeiro, M. S.; Diógenes, G. M. S. (2017)
Abstract in Portuguese: O uso das redes sociais da internet por torcedores de futebol imprime novas dinâmicas e cenários para a prática do torcer. Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa qualitativa e de caráter etnográfico, empreendida entre meados de 2015 e o início de 2017, sobre o cotidiano de um grupo de discussão online de torcedores da agremiação futebolística cearense do Ceará Sporting Club. Esse grupo se localiza na rede sociotécnica da internet chamada Facebook, e seu nome é homônimo ao clube de futebol ao qual seus participantes são ligados: Ceará Sporting Club (CSC). Mediante um trabalho de campo efetuado em um interstício do ciberespaço e alicerçado, fundamentalmente, no cruzamento de uma observação participante contínua e entrevistas com interlocutores chaves, este estudo procura compreender por meio de uma descrição etnográfica, como os torcedores participantes do CSC operacionalizam suas maneiras de torcer ao experienciarem sua condição torcedora nessa ambientação digital? Tributária da antropologia social e sociologia do cotidiano, essa investigação estabeleceu diálogos teóricos com autores como Deleuze e Guattari, Bruno Latour e Michel de Certeau, os quais forneceram poderosas ferramentas analíticas para melhor compreender a dinâmica do campo empírico da pesquisa. As interações torcedoras vivenciadas pelos participantes do CSC estão inseridas em uma convivialidade clubística digital gestada naquele território do torcer, espaço digital da prática torcedora que é atravessado por estratégias organizativas, pensadas particularmente pela moderação do grupo, e por táticas nômades que garantem o dinamismo interativo entre os participantes e os conteúdos publicados no CSC. Em ambos os casos, tanto essas táticas como as estratégias são resultado de uma associação entre as entidades técnicas (atores não-humanos) da plataforma do Facebook e os torcedores participantes do CSC (atores humanos). Nesse espaço online do torcer, o engajamento clubístico apresenta-se algo praticado cotidianamente pelos membros ativos do CSC, e um dos meios pelos quais esse engajamento é mais evidenciado é pela busca por informações privilegiadas sobre o dia a dia da agremiação futebolística pela qual os participantes nutrem sua paixão clubística.
Abstract: The use of social networks on the internet by football fans gives new dynamics and scenarios to the supporting practice. This dissertation results of a qualitative and ethnographic research, fulfilled between mid 2015 to the early 2017, about the daily of an online group’s fans linked to the association of the soccer team called “Ceará Sporting Club”. This group is located on the internet sociotechnical network called “Facebook” and his name is the same as the soccer club that to which its participants are fans, the Ceará Sporting Club (CSC) group. Through a field research made in a interstice of cyberspace and grounded, fundamentally, in the cross of a continuous participate observation and interviews with key interlocutors, this study seek to comprehend by a ethnographic description, how the fans operationalize their ways of supporting to experiencing their fan condition in that digital setting? Tributary of a social anthropology and daily life sociology, this investigation established theorists dialogues with authors as Deleuze and Guattari, Bruno Latour and Michel de Certeau, which provided powerful analytic tools to better understand the empirical field’s dynamic of research. The interactions experienced by the CSC’s participants are inserted in an digital club conviviality gestated in that supporting territory, online space to the supporting practice that is crossed by organizational strategies thought particularly by the group’s moderation and by nomadic tactics which guarantee the interactive dynamism between the members and the published contents in CSC. In both cases, these tactics and strategies are results of an association between technical entities (non-humans actors) from the Facebook’s platform and the CSC’s participants (human actors). In this online space of supporting, the club engagement presents itself something practiced daily by active members of CSC, and one of the means that engagement is more evidenced is by the quest of privileged information about the day-by-day of the football association for whom the participants feed their club passion.
Description: RIBEIRO, Marcelo da Silva. Convivialidade clubística digital: um estudo etnográfico sobre o grupo do Facebook Ceará Sporting Club. 2017. 140f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36789
Appears in Collections:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

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