Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3683
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da eficiência produtiva das ferrovias de carga no Brasil: uma aplicação da metodologia DEA
Título em inglês: Analysis of viscoelastic asphaltic materials considering the effects of temperature and damage
Autor(es): Santos, Marcos Martins
Orientador: Barros Neto, Júlio Francisco
Palavras-chave: Transportes;Ferrovias;Transporte ferroviário de carga
Data do documento: 2011
Citação: SANTOS, M. M. Avaliação da eficiência produtiva das ferrovias de carga no Brasil: uma aplicação da metodologia DEA. 2011. 80 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumo: A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acompanha o desempenho das ferrovias de carga através de diversos indicadores e verifica se as metas estabelecidas estão sendo cumpridas ou não, investigando as causas do descumprimento. Entretanto, quando se busca os relatórios de avaliação das concessões ferroviárias, não consta uma investigação aprofundada dos níveis de eficiência das ferrovias brasileiras – um dos argumentos utilizados a favor da privatização das ferrovias e um dos princípios a serem perseguidos pela agência. Avaliar o desempenho de unidades produtivas implica no estudo de diversos processos produtivos e no cálculo de uma grande variedade de medidas de produtividade, além da escolha entre uma gama igualmente abrangente de metodologias que buscam identificar as unidades mais eficientes na produção de determinados bens ou serviços. De uma forma geral, essas metodologias envolvem o cálculo de taxas (ou índices) de eficiências em termos de produto por unidade de insumo (por exemplo: custo por unidade de produto, lucro por empregado, receita por unidade de capital empregado, etc). Cooper et al. (2000) denominam essas análises como sendo a busca por medidas de produtividade parcial já que os indicadores resultantes não abrangem a totalidade de insumos e produtos utilizados no processo. Para uma análise completa seria necessária, então, uma metodologia que incluísse na análise todos os insumos e todos os produtos presentes em um determinado processo produtivo. Com este objetivo, Charnes, Cooper e Rhodes (1978) apresentaram o seu trabalho seminal denominado Measuring the efficiency of decision making units no qual descrevem os fundamentos da Análise Envoltória de vi Dados ou Data Envelopment Analysis, em inglês, ou ainda simplesmente DEA. É, na verdade, uma ampliação do estudo inicialmente apresentado por Farrel (1957), onde foram analisados os problemas das medidas parciais de eficiência. Este trabalho faz uma aplicação do método DEA para avaliar a eficiência produtiva das ferrovias de carga brasileiras baseando-se nos dados coletados pela a ANTT no período de 2006 a 2009. A partir destes dados foram elaborados oito modelos de análise, sendo quatro considerando-se rendimentos constantes de escala e as demais se considerando rendimentos variáveis de escala. Os modelos propostos foram resolvidos utilizando-se o pacote Benchmarking para R. A hipótese principal deste trabalho é que as ferrovias de bitola larga tenderiam a serem mais eficientes do que as ferrovias de bitola métrica. Os resultados aqui obtidos sugerem que esta hipótese deve ser refutada.
Abstract: The Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) monitors the performance of rail freight through various indicators, and ensures that goals are being met or not by investigating the causes of noncompliance. However, there is no evidence of a deep investigation of the level of efficiency of the railway freight transport in Brazil. Note that it was one of the arguments used in favor of privatization of the railways and is one of the principles to be pursued by the agency. The appraisal of the performance of productive units involves analysis to several processes and calculation of a wide variety of productivity measures. Either, it requires choices between an equally comprehensive range of methodologies that seek to identify the most efficient units in the production of certain goods or services. In general, these methods involve the calculation of rates of efficiencies in terms of output per unit of input (eg, cost per unit of output, profit per employee, revenue per unit of capital employed, etc.). Cooper et al. (2000) called this analysis as the search for partial productivity measures since the resulting indicators do not cover all the materials and products used in the process. For a given production process, a complete analysis of efficiency requires the inclusion of all inputs and all outputs. To ensure it, Charnes, Cooper and Rhodes (1978) presented their seminal work called Measuring the efficiency of decision-making units in which describe the fundamentals of Data Envelopment Analysis, or simply DEA. It is actually an extension of the study initially presented by Farrell (1957), which analyzed the problems of partial measures of efficiency. This work is an application of DEA to viii evaluate the productive efficiency of freight rail lines in Brazil based on data collected by ANTT from 2006 to 2009. From these data, eight models were prepared for analysis. Four was prepared considering constant returns to scale and the other considering variable returns to scale. The proposed models were solved using the package Benchmarking for R. The main hypothesis of this paper is that the large gauge railways tend to be more efficient than the metric gauge railways. The results obtained here suggest that this hypothesis should be rejected.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3683
Aparece nas coleções:DET - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_dis_mmsantos.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.