Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3684
Título: Aplicativo móvel para automação e monitoração do sistema de atenção primária a saúde
Autor(es): Barros, Victor F. A.
Pinto Junior, Joelias S.
Borges, Rodrigo C.
Venâncio Neto, Augusto José
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Computação móvel
Redes sem Fio
Sensores
Data do documento: Mai-2011
Editor: Congresso Ibero-americano de Telemática (CITA)
Citação: BARROS, V. F. A. ; PINTO JUNIOR, J. S. ; BORGES, R. C. ; VENANCIO NETO, A. J. (2011)
Resumo: Aplicativos no monitoramento da sa ude a n vel prim ario, representam uma solu cão interessante tanto para evitar um colapso no sistema hospitalar quanto para promover a saude em casa. No entanto, os ganhos potenciais com este monitoramento exigem infraestruturas de hardware e software para atender toda a demanda no gerenciamento, armazenamento, processamento e transferência de informa cões com con abilidade e seguran ca. As evidências demonstram que a APS tem capacidade para responder a 85% das necessidades em sa ude. O uso da Tecnologia de Informa cão e Comunica cão (TIC) e um forte aliado para melhorar a qualidade dos servi cos p ublicos no Brasil, como tamb em a qualidade de vida para a sociedade, redu cão dos custos operacionais para o governo e diminui cão da demanda de servi cos nas unidades hospitalares. O uso de redes sem o, a n vel local ou metropolitano, pode ser uma solu cão e ciente de promover comunica cão entre dispositivos m oveis de forma segura e eficaz, al em e claro, da possibilidade de se usar a cognitividade e os agentes de aprendizagem de forma a melhorar cada vez mais a capta cão e a transmissão de informacões. Sendo assim, este trabalho visa integrar sistemas de tecnologia de informacão na area da sa ude e computa cão movel ub qua, com a qualidade de software garantida e de forma intermitente. Nesse contexto, o objetivo do software PHCS, aqui apresentado, utilizado sob a infraestrutura oferecida pelo projeto COMAH, e garantir suporte a uma e ciente otimiza cão do trabalho dos pro ssionais de Aten cão Prim aria a Sa ude e promover melhorias no sistema de monitoramento de seus pacientes.
Descrição: BARROS, V. F. A. Aplicativo móvel para automação e monitoração do sistema de atenção primária a saúde. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE TELEMÁTICA (CITA), 6. , 2011, Gramado. Anais... Gramado: CITA, 2011. p. 241-244.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3684
Aparece nas coleções:DETE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_ajvenacioneto.pdf316,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.