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Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de carreira na indústria criativa cearense: histórias de vida de mestres da cultura do artesanato
Autor(es): Duarte, Márcia de Freitas
Orientador: Ferraz, Serafim Firmo de Souza
Palavras-chave: Carreiras - Planejamento;Industria cultural;Artesanato;Mestres da Cultura
Data do documento: 2010
Citação: DUARTE, Márcia de Freitas. Desenvolvimento de carreira na indústria criativa cearense: histórias de vida de mestres da cultura do artesanato. 2010. 204 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2010.
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento da carreira dos artesãos diplomados com o título de Mestres da Cultura Tradicional Popular, no contexto da indústria criativa do Estado do Ceará. A compreensão dos artesãos, das suas técnicas de trabalho e trajetórias profissionais pode contribuir para uma melhor apreensão do fenômeno da articulação entre competências artísticas, criativas, técnicas e empreendedoras, no âmbito do desenvolvimento profissional e empresarial na indústria criativa cearense. A pesquisa é de natureza qualitativa e, quanto aos objetivos, é exploratória e descritiva. Quanto aos meios, trata-se de uma pesquisa de campo que utiliza a técnica de história de vida associada ao estudo de casos múltiplos. Foram tomados como sujeitos, seis artesãos detentores do título de “Mestres da Cultura Tradicional Popular”, título concedido pelo Governo do Estado do Ceará e que se refere a um reconhecimento simbólico da importância do artista popular no contexto cultural do Estado. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostram que o desenvolvimento da carreira dos artesãos ocorreu por meio de ciclos e estágios, de modo que os mesmos tiveram outras experiências profissionais antes de se estabelecerem como artesãos. Constatou-se ainda que as carreiras dos Mestres apresentaram elementos característicos do comportamento empreendedor no que diz respeito à atividade artesanal, ou seja, a criação e inovação em termos de produtos e técnicas, visando o atendimento das necessidades dos clientes e a busca de oportunidades. Assim, a identidade de artesão se sobrepôs à identidade empresarial, fazendo com que os sujeitos pareçam estar inclusos no grupo de pessoas que empreendem por necessidade, demonstrando que o potencial de suas carreiras não foi completamente explorado.
Abstract: This research aims to analyze the career development of the artisans who hold the tiltle of Masters of Traditional Popular Culture within the scope of the creative industry of Ceará. The understanding of the artisans, their work techniques and professional trajectories can contribute to a better understanding of the phenomenon of the relationship between artistic, creative, technical and entrepreneurial competencies in the development of business and trade in the creative industry of Ceará. The study has a qualitative nature and, considering the objectives, it is classified as exploratory and descriptive. Regarding to the methodological procedures, this is a field research that uses the life history method associated with the study of multiple cases. The data collection through interviews semi-structured was conducted with six artisans who hold the title of Masters of Traditional Popular Culture, title granted by the State Government of Ceará, which refers to a symbolic recognition of the importance of popular artist in the cultural context of the state of Ceará. Data were analyzed using content analysis. The results showed the existence of cycles and stages along the career development of artisans, so they had other work experience before settling down as artisans. Furthermore, the Masters‟careers showed characteristic elements of entrepreneurial behavior with regard to handicraft, which involves the creation and innovation in terms of products and techniques in order to meet customer needs and seeking opportunities. Thus, the identity of artisans dominated the business and entrepreneurial identity, making the artisans seem to be included in the group of people involved in necessity entrepreneurship, demonstrating that the potential of their careers has not been fully explored.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36866
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