Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36869
Tipo: Dissertação
Título: Sobre a importância da disciplina desenho geométrico no ensino básico da matemática com foco no 9º ano do EF
Título em inglês: On the importance of the discipline geometric design in the basic education of mathematics with focus in the 9th year of the EF
Autor(es): Queiroz, Marcelo
Orientador: Bessa, Gregorio Pacelli Feitosa
Palavras-chave: Geometria;Geometry;Construções geométricas;Geometric constructions;Resolução gráfica;Graphic resolution;Método euclidiano;Euclidian method
Data do documento: 2018
Citação: QUEIROZ, M. Sobre a importância da disciplina desenho geométrico no ensino básico da matemática com foco no 9º ano do EF. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: O presente trabalho visa mostrar a importância da disciplina Desenho Geométrico no currículo matemático do Ensino Básico, uma vez que a disciplina passou a ser optativa no currículo brasileiro. Mostraremos que a prática das construções geométricas possibilita a utilização de estratégias de resolução de problemas e de planejamento de ações. Esse conjunto de atividades, proporcionado por essa área do conhecimento, desafia o campo racional discente, portanto, é bastante provável que se nasça, desse contexto, o interesse do aluno pela aprendizagem de conceitos matemáticos e geométricos, o que justifica a importância dessa disciplina na composição do currículo educacional do ensino básico. Para alcançar nosso objetivo, faremos, passo a passo, algumas construções geométricas, utilizando os conceitos da geometria plana para justificá-las, e ao final, apresentaremos algumas aplicações, mostrando que essas construções não constituem uma mera coleção de receitas memorizadas. Devido à extensão do assunto em pauta, seguiremos um sumário que abrange o conteúdo ministrado no 9º Ano do Ensino Fundamental, obviamente que não na sua totalidade, mas de forma a alcançar nosso objetivo, tais como: obtenção da raiz da equação do 1º grau pelo método Euclidiano; resolução gráfica que envolvem expressões racionais e irracionais; determinação de segmento conhecendo-se sua soma/diferença e sua média geométrica; e resolução gráfica da equação do 2ºgrau.
Abstract: The present work aims to show the importance of the Geometric Design discipline in the mathematics curriculum of Basic Education, once the discipline has become optional in the Brazilian curriculum. We will show that the practice of geometric constructions enables the use of problem solving and action planning strategies. This set of activities, provided by this area of ​​knowledge, challenges the rational student field, so it is quite probable that the student's interest in learning mathematical and geometric concepts is born from this context, which justifies the importance of this discipline in composition of the basic education curriculum. In order to reach our goal, we will make some geometric constructions step by step, using the concepts of flat geometry to justify them, and in the end, we will present some applications, showing that these constructions are not merely a collection of memorized recipes. Due to the extension of the subject, we will follow a summary that covers the content taught in the 9th Year of Elementary Education, obviously not in its entirety, but in order to reach our goal, such as: obtaining the root of the equation of the 1st grade by Euclidean method; graphical resolution involving rational and irrational expressions; segment determination knowing its sum / difference and its geometric mean; and graphic resolution of the 2nd degree equation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36869
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_mqueiroz.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.