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Tipo: TCC
Título: A análise da atitude e do comportamento do consumidor de cartões de crédito administrados por bancos virtuais
Autor(es): Rattacaso, Lucas Andrade
Orientador: Romero, Cláudia Buhamra Abreu
Palavras-chave: Plataforma;Comportamento;Confiança;Virtual;Consumidor
Data do documento: 2017
Citação: RATTACASO, Lucas Andrade. A análise da atitude e do comportamento do consumidor de cartões de crédito administrados por bancos virtuais. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2017.
Resumo: Esta pesquisa tem como foco a análise do comportamento e da atitude do consumidor de cartões de crédito administrados por bancos virtuais. A relevância desse estudo se deve ao recente e repentino crescimento dos bancos virtuais no Brasil. São estabelecidos os seguintes objetivos: investigar a atitude do consumidor de cartões de crédito ligados a plataformas virtuais, baseado na influência do conhecimento e da confiança, e investigar o comportamento do usuário de cartões de crédito dessas instituições. Para formação da base teórica utilizou-se tópicos da literatura sobre os construtos atitude, comportamento e confiança, empregando também escalas de diversos autores para a formulação do questionário estruturado em escala Likert de 5 pontos. A pesquisa descritiva e quantitativa teve 130 respondentes. Os resultados indicam tendência dos consumidores em considerar o uso de cartões de créditos de bancos virtuais uma ação positiva e de dar continuidade ao seu consumo desse tipo de serviço. É assinalado da mesma forma, que os consumidores desses cartões confiam nas plataformas as quais eles pertencem, por outro lado, desconfiam de empresas virtuais em geral.
Abstract: This research is focused on the analysis of consumer’s behavior and attitude related to credit cards based on virtual banks. The relevance of the study is due to the late and fast growth of the virtual banks in Brazil. The following objectives are set: to investigate the consumer’s of credit card linked to virtual platforms attitude, based on the influence of cognition and trust, and to investigate these institutions’ credit card user’s behavior. For the formation of the theoretical basis, topics from the literature on the constructs attitude, behavior and confidence were used, as well as scales of several authors for the formulation of the survey structured in a Likert scale of 5 points. The descriptive and quantitative research had 130 respondents. The results indicate the tendency of consumers to consider the use of credit cards of virtual banks a positive action and to continue their consumption of this type of service. It is also pointed out that the consumers of these cards rely on the platforms they belong to, on the other hand, distrust virtual companies in general.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36983
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