Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3703
Título: Turismo rural: uma estratégia de desenvolvimento rural para o assentamento Coqueirinho – Fortim/CE
Autor(es): Silva, Thiago Nascimento
Casimiro Filho, Francisco
Lima, Patricia Veronica Pinheiro Sales
Palavras-chave: Desenvolvimento local
Turismo no espaço rural
Data do documento: 2010
Editor: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 48
Citação: SILVA, T. N. ; CASSIMIRO FILHO, F. ; LIMA, P. V. P. S. (2010)
Resumo: O turismo é o setor da economia que mais cresce no mundo. Crescendo a taxas de 6% ao ano. Sendo o turismo rural como uma de suas ramificações, tal atividade acompanha essa tendência de crescimento e serve de elemento de desenvolvimento local e estratégias de desenvolvimento e complementação de renda. Sendo um assunto ainda não tão estudado no estado do Ceará, e pouco considerado como forma alternativa de atividade no meio rural, tal trabalho apresenta e avalia o turismo rural como uma estratégia de desenvolvimento a comunidades e famílias rurais e aparece como ferramenta de complementação para futuros estudos sobre o assunto. Utilizando uma metodologia de observação através de Historia Oral Temática o presente estudo analisa o caso da comunidade de assentados de Coqueirinho no município de Fortim/CE no qual tem a atividade turística como complementação de renda e a mesma sendo um fator de mudança social na comunidade. Avaliando o aumento da qualidade de vida do produtor rural no estado e analisando a promoção do desenvolvimento social através de práticas alternativas e complementares de atividades convencionalmente utilizadas pelas famílias do meio agrícola. Observando que o turismo pode se tornar uma estratégia de desenvolvimento de pequenos agricultores, uma vez que o mesmo promove uma melhoria na qualidade de vida das famílias no qual estão inseridas na atividade do turismo rural.
Abstract: Tourism is the industry's fastest growing economy in the world. Growing at rates of 6% per year. As the rural tourism as one of its branches, the activity follows the trend of growth and serves as local developer and development strategies and supplementary income. As a subject not been studied in the state of Ceará, and not considered as an alternative activity in rural areas, this paper presents and evaluates the rural tourism as a development strategy for communities and rural families and appears as a complementary tool for future studys on the subject. Using a methodology of observation through oral history the present study examines the case of presents a study in the sattlers community of Coqueirinho, in the city of Fortim /CE which has the tourism as a supplementary income and it is a factor of social change in the community. Evaluating the improvement in quality of rural producer’s life in the state and analyzing the promotion of social development through practical alternatives and complementary activities conventionally used by families in the countryside. Noting that tourism can become a development strategy for small farmers, since it promotes a better quality of life for families in which they are embedded in the activity of rural tourism.
Descrição: SILVA, Thiago Nascimento; CASSIMIRO FILHO, Francisco; LIMA, Patricia Veronica Pinheiro Sales. Turismo rural: uma estratégia de desenvolvimento rural para o assentamento Coqueirinho – Fortim/CE. Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 48, Campo Grande-MS, p.1-20, jul. 2010
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3703
ISSN: 978.85.7791.110.3
Aparece nas coleções:DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_tnsilva.pdf738,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.