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Title in Portuguese: Fatores críticos de sucesso na implantação do MEG ® em uma distribuidora de energia elétrica
Author: Sousa, Matheus Marques de
Advisor(s): Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Keywords: Gestão da qualidade
Fatores Críticos de Sucesso
Modelo de Excelência da Gestão
Issue Date: 2018
Citation: SOUSA, Matheus Marques de. Fatores críticos de sucesso na implantação do MEG ® em uma distribuidora de energia elétrica. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: O mercado organizacional está cada vez mais competitivo e, por causa disto, as empresas estão buscando por diretrizes que as ajudem a entender melhor os seus processos e a os executar com a máxima qualidade possível. Com o intuito de direcionar estas organizações, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) desenvolveu o Prêmio Nacional da Qualidade ® (PNQ), que possui como principal requisito o Modelo de Excelência da Gestão ® (MEG). Este modelo é constituído por oito Fundamentos da Gestão: pensamento sistêmico, compromisso com as partes interessadas, aprendizado organizacional e inovação, adaptabilidade, liderança transformadora, desenvolvimento sustentável, orientação por processos e geração de valor. A partir disto, o presente trabalho verificou quais são os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) da implantação do MEG ® em uma distribuidora de energia elétrica na percepção de seus colaboradores e gestores. Baseado na fundamentação teórica em volta da gestão da qualidade e dos FCS, a pesquisa teve como metodologia uma pesquisa descritiva e exploratória e um questionário online com perguntas fechadas como coleta de dados. A partir do levantamento realizado com os colaboradores e gestores, dez sentenças destacaram-se como FCS a partir de uma média ponderada e sendo considerados importantes para o bom desenvolvimento da empresa: (1) A empresa desenvolve planos de sucessão entre os seus colaboradores; (2) A empresa permite o desenvolvimento dos funcionários com treinamentos, integração com a cultura organizacional e avaliação de desempenho; (3) A empresa define indicadores estratégicos e os desdobra até os níveis mais baixos; (4) A empresa identifica organizações ou indivíduos que possuam interesses em comum para cooperar entre si e influenciar o resultado das estratégias; (5) A empresa faz análise de suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e as correlaciona com as necessidades das partes interessadas e com as tendências futuras do mercado; (6) A empresa identifica oportunidades de melhoria nos seus processos e produtos, implanta estas melhorias e compartilha os ganhos obtidos destas melhorias; (7) A empresa pesquisa e define as necessidades das partes interessadas; (8) A empresa utiliza-se destas informações para melhorar os processos e seus produtos; (9) A empresa seleciona de forma sustentável seus fornecedores a fim de obter melhores serviços e produtos; e (10) A empresa promove o bem-estar, avaliação de clima organizacional e melhoria da qualidade de vida.
Abstract: Because of the increasingly competitive organizational market, companies are looking for guidelines that help them better understand their processes and execute them with the highest possible quality. In order to guide these organizations, the National Quality Foundation has developed the National Brazilian Quality Award ® (PNQ), which has as its main requirement the Management Excellence Model ® (MEG). This model consists of eight Fundamentals of Management Excellence: systemic thinking, stakeholders commitment, organizational learning and innovation, adaptability, transformational leadership, sustainable development, process guidance and value generation. From this, the current study investigated the Critical Success Factors (CSF) of the implantation of the MEG ® in an electricity distribution company in the perception of its collaborators and managers. Based on the theoretical foundation around the quality management and the CSF, this study had a descriptive and exploratory research methodology and an online questionnaire with closed questions as data collect method. Based on the survey conducted with the employees and managers, ten sentences were highlighted as CSF, through a weighted average, being considered as important for the good development of the company: (1) The company develops succession plans among its employees; (2) The company promotes the development of employees through training, integration with the organizational culture and performance evaluation; (3) The company defines strategic indicators and deploys them to the lowest levels; (4) The company identifies organizations or individuals with common interests to cooperate with each other and influence the outcome of the strategies; (5) The company analyzes its strengths, weaknesses, opportunities and threats and correlates them with stakeholder needs and future market trends; (6) The company identifies improvement opportunities in its processes and products, implements these improvements and shares the gains from these improvements; (7) The company researches and defines stakeholder needs; (8) The company uses this information to improve its processes and products; (9) The company selects its suppliers in a sustainable way in order to obtain better services and products; and (10) The company promotes well-being, evaluation of organizational climate and improvement of quality of life.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37224
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