Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37265
Title in Portuguese: Qualidade do condicionamento físico de policiais militares do estado do ceará: uma análise da performance física dos militares em função do bom desempenho de suas atribuições
Author: Gonçalves, Francisco José de Lima
Advisor(s): Sá, Leonardo Damasceno de
Keywords: Qualidade do condicionamento físico
Policiais Militares do Estado
Treinamento Físico Militar
Issue Date: 2011
Citation: Gonçalves, F. J. L.; Sá, L. D. (2011)
Abstract in Portuguese: O trabalho aqui aduzido possui em seu conteúdo introdutório no CAPÍTULO 1 - um apanhado informativo especificamente direcionado para a qualidade do condicionamento físico de Policiais Militares do Estado: uma análise da performance física dos militares em função do bom desempenho de suas atribuições. Sendo observado em especial os militares integrantes da 2ª COMPANHIA DO 6º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR. Preliminarmente no CAPÍTULO 2 - foi inserido para um profícuo discernimento sobre a conceituação do que realmente é o Treinamento Físico Militar que possui suas bases fincadas em metodologia eminentemente científica acoplada a realidade militar. Em seguida no CAPÍTULO 3 - foi abordada a contextualização geral do Treinamento Físico Militar, como a dinâmica da sistemática de exercícios físicos. Mais a frente no CAPÍTULO 4 - foi exposta à necessidade do treinamento físico e a cultura militar advinda da Escola de Educação Física do Exército a qual fundamentou com o método francês. Após as considerações históricas de suma importância para o entendimento do presente trabalho, adentra ao CAPÍTULO 5 – com relação a preponderância do fator saúde na dinâmica do Treinamento Físico Militar, sendo destacado os efeitos do sedentarismo, o perigo dessa situação mórbida que assola o mundo moderno, juntamente com a obesidade como uma situação de alerta. No Capítulo 6 - foi inserida aspectos da metodologia empregada junto aos policiais militares, mostrando a realidade física e sua repercussão na vida profissional e pessoal dos militares. No CAPÍTULO 7 – elaborou-se sobre os novos rumos para a ginástica na Polícia Militar do Estado do Ceará, tendo como fundamentação de um melhor aprimoramento a inserção da GINÁSTICA CALISTÊNICA como dinâmica adotada com total índice de aceitação perante as instituições militares; e a Polícia Militar não poderia ficar ausente dessa organização de exercícios que aprimora não apenas o condicionamento físico, mas sendo uma fonte disciplinar, de organização e condicionamento de vida no aspecto mental, servindo de suporte para as suas atividades profissionais. A partir dos momentos acima colocados de forma sinóptica, teremos uma visão abrangente do conteúdo a ser estudado, bem como uma idéia a importância específica a ser focada como o desempenho físico dos policiais militares inclusos a partir do questionário aplicado aos indivíduos. Tendo como fundamentação nas dinâmicas de exercícios físicos a GINÁSTICA CALISTÊNICA, como uma metodologia não apenas tradicional, mas plenamente usual com repercussão por demais positiva e acatada de forma universal.
Description: GONÇALVES, Francisco José de Lima..Qualidade do condicionamento físico de policiais militares do estado do ceará: uma análise da performance física dos militares em função do bom desempenho de suas atribuições. 2011. 58f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Especialização em Policiamento Comunitário, Fortaleza (CE), 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37265
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EPC - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_tcc_fjlgoncalves.pdf438,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.