Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37297
Title in Portuguese: A perspectiva docente sobre gêneros textuais e suportes para a construção da escrita simbólica em crianças da educação infantil
Author: Lima, Marizeuda Soares Correia de
Advisor(s): Ferreira, Elaine Cristina Forte
Keywords: Educação Infantil
Escrita simbólica
Gêneros textuais
Childhood Education
Writing symbolic
Issue Date: 2012
Citation: Lima, M. S. C.; Ferreira, E. C. F. (2012)
Abstract in Portuguese: A Educação Infantil deve possibilitar à criança aprendizagens significativas que ajudarão em todo o processo do seu desenvolvimento. Existem crianças que chegam à Educação Infantil com muitas dificuldades de aprendizagem, e a partir daí, conseguem um desenvolvimento positivo, de acordo com o que a escola e o professor oferecem para ela. O presente trabalho tem como objetivo analisar a perspectiva das professoras no que tange ao ensino da escrita simbólica na Educação Infantil, tomando como base os gêneros textuais e os suportes; investigar quais os gêneros utilizados pelas professoras de Educação Infantil para o ensino da escrita simbólica e analisar quais os suportes utilizados pelas professoras para trabalhar a simbologia da escrita. A pesquisa é de natureza exploratória, de campo e de caráter qualitativo. A escola escolhida para a realização da pesquisa foi uma Escola de Educação Infantil da rede pública de Juazeiro do Norte – Ceará, a qual possui uma demanda aproximada de 119 crianças. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras que lecionam na turma do Infantil V, nos turnos manhã e tarde, sendo uma graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia, e a outra é graduanda em Pedagogia. Para o desenvolvimento dessa pesquisa fez-se uso pesquisas relevantes de grandes autores, tais como: Ferreiro (1999) e Vigotski (2008) acerca da escrita simbólica, Marcuschi (2012) foi escolhido para fundamentar os gêneros e suportes, Massucato e Azevedo (2011) sobre a prática docente. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi a observação das aulas durante quatro dias, além da aplicação de um questionário. Com base nos resultados encontrados na pesquisa, pode-se concluir que as professoras da Educação Infantil realizavam diversos tipos de atividades para a aprendizagem da escrita simbólica, como a reescrita das palavras, desenhos, a utilização do alfabeto móvel, a aprendizagem de novas palavras a partir do próprio nome das crianças, o uso dos números por meio do calendário, existindo a interdisciplinaridade do conhecimento matemático e da linguagem escrita. As mesmas utilizavam também parlendas, cantigas de rodas e contação de histórias; esses eram os gêneros mais utilizados, além de fazerem uso de suportes como calendário, cartazes, fichas, livros didáticos e de literatura infantil. Observou-se com o estudo o quanto é necessário que o professor organize e planeje o seu trabalho, utilizando gêneros e suportes, proporcionando assim às crianças ambientes adequados para o seu desenvolvimento como um todo, criando oportunidades para a aprendizagem da escrita, seja por meio de leitura, produção de textos ou atividades lúdicas, como os jogos e as brincadeiras. Palavras-chave:
Abstract: Early childhood education should enable children in meaning ful learning that will help the wrole process of its development. There are children who come to kindergarten with many learning difficulties, and from there get a positive development, according to the school and the teacher to ofter her. This work aims to analyze the perspective of the teachers regarding the teaching of writing in kindergarten symbolic, based on the textual genres and media. We investigated which genders used by kindergarten teachers for the teaching of writing symbolic and analyze what the media used by teachers to work writing the symbolism. The research is exploratory in nature, field and qualitative. The school chosen for the research was a preschool from public Juazeiro-Ceará,wchich has a demand of approximately 119 children. The study subjects were two teachers who teach in the class of child V, in morning and afternoon shifts, being a graduate student in education and graduate degree in psychology, and the other is in graduate education. For the development of this research we rely on theory: Blacksmith (1999) and Vygotsky (2008) writing about the symbolic and Marcuschi (2012) to support the text genres and media and Massucato and Azevedo (2011) on teaching practice. The instrument used for data collection was the observation of classes for four days beyond the application of a questionnaire consisting of 13 questionnare. Based on the research results, we can conclude that the kindergarten teachers held different kinds of activities for learning the symbolic writing as the rewriting of words, designs, alphabet, mobile learning new words from the name of children, use of numbers through the calendar, existing inter-disciplinary mathermatical knowledge and Portuguese. The teachers also used rimes, songs and story-wheels stories, which are the most used genres, in addition to making use of props such as calendar, bookmarks, cartazes, textbooks and children’s literature. Was observed with the study as it is necessary for the teacher to organize and plan their work, using appropriate concepts not only about genres and media, but also on all content that happened to their students, to be give these children environments appropriate to their development as a whole, creating opportunities for learning writing, whether through reading texts or production of recreational activities such as play and games.
Description: LIMA, Marizeuda Soares Correia de. A perspectiva docente sobre gêneros textuais e suportes para a construção da escrita simbólica em crianças da educação infantil. . 2012. 64f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Cariri (Ce), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37297
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_msclima.pdf446,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.