Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37347
Tipo: TCC
Título: Reabilitação nasal por meio de próteses faciais:relato de dois casos clínicos
Autor(es): Cardoso, Lucas Macêdo
Orientador: Negreiros, Wagner Araújo de
Palavras-chave: Neoplasias de Cabeça e Pescoço;Deformidades Adquiridas Nasais
Data do documento: 15-Fev-2016
Citação: CARDOSO, L. M. Reabilitação nasal por meio de próteses faciais: relato de dois casos clínicos.2016. 28 f. TCC (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza,2016.
Resumo: Os tumores malignos da região nasal, ocasionalmente, exigem cirurgia invasiva com remoção de ampla área da face. A prótese nasal retida por implantes craniofaciais osseointegráveis pode oferecer bons resultados biomecânicos e estéticos em detrimento à cirurgia plástica. Contudo a prótese retida por adesivos pode ser uma alternativa mais rápida em casos de áreas faciais excessivamente irradiadas. Neste trabalho, descrevemse dois relatos de casos de pacientes com necessidade de reabilitação completa do pavilhão nasal com variação da técnica de retenção da prótese em silicone: implante craniofacial ou adesivo. Discutiram-se as vantagens de cada técnica considerando-se os benefícios alcançados para cada um dos pacientes. Observou-se que o resultado estético foi similar para ambas, devolvendo ao portador da deformidade o convı́vio social e a boa aparência ora perdidos, porém os aspectos da retenção protética e da autoconfiança em usar a prótese foram superiores para a técnica com implante craniofacial. Conclui-se, a partir dos casos descritos, que a possibilidade de se empregar implantes craniofaciais em reabilitações de face pode oferecer maiores benefícios psicológicos, funcionais e estéticos aos pacientes com perda nasal extensa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37347
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_lmcardoso.pdf30,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.