Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37377
Tipo: TCC
Título: Será que estou fazendo certo?: um estudo sobre a educação especial na educação infantil em Quixadá-ce
Autor(es): Aguiar, Cícera Kuicia Barros de
Orientador: Dieb, Messias Holanda
Palavras-chave: Educação Especial;Educação Inclusiva;Atendimentos Educacionais Especializados
Data do documento: 2015
Citação: Aguiar, C. K. B.; Dieb, M. H. (2015)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar o diagnóstico das dificuldades das professoras em trabalhar com as crianças com deficiências incluídas nas salas de atividades regulares da Educação Infantil, bem como a percepção das professoras quanto ao apoio profissional necessário para o desenvolvimento de suas práticas. Os sujeitos que participaram desta pesquisa foram professoras do Centro de Educação Infantil, do município de Quixadá-CE. Ao todo, participaram quatro professoras que atendem às idades de 4 e 5 anos (pré-escola). Para o alcance de nosso objetivo, foram utilizados, como apoio teórico, os trabalhos de autores que discutem sobre a educação inclusiva e especial, bem como os documentos oficiais que trazem tais definições. Os dados, após serem analisados, mostram que nossas professoras são inseguras e solitárias, pois ainda é frágil o apoio técnico pedagógico, o acompanhamento de profissionais especializados e os atendimentos específicos para as necessidades diversas. Além disso, falta material didático adaptado, bem como estrutura física, que também compromete os atendimentos e o processo de inclusão. Nesse sentido, podemos concluir que as crianças com deficiência estão na escola, nos espaços de educação infantil, mas a escola ainda não está preparada para recebê-las; seus direitos estão garantidos por leis, decretos e resoluções, mas a realidade ainda está distante do ideal.
Descrição: AGUIAR, Cícera Kuicia Barros de Será que estou fazendo certo?: um estudo sobre a educação especial na educação infantil em Quixadá-Ce. 2015. 86f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37377
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_ckbaguiar.pdf512,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.