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Tipo: TCC
Título: A utilização da brincadeira na educação infantil
Autor(es): Lima, Maria do Socorro Cavalcante
Orientador: Gomes, Daniel Pinto
Palavras-chave: Brincadeira;Professores;Educação Infantil;Playing;Teachers;Infantile Education
Data do documento: 2015
Citação: Lima, M. S. C.; Gomes, D. P. (2015)
Resumo: O brincar está presente em diferentes tempos e lugares e de acordo com o contexto histórico e social que a criança está inserida. A brincadeira é recriada com seu poder de imaginação e criação. O brincar na vida das crianças é algo que faz parte do seu cotidiano, este a define como espontâneo, prazeroso e sem comprometimento. Daí a importância do brincar estar inserido no meio educativo, o aluno aprende mais rápido e com mais facilidade. Portanto, o objetivo do presente estudo foi analisar como os professores da Educação Infantil lidam com o jogo nas suas aulas, sendo um estudo de abordagem observacional, descritiva e qualitativa, realizado no período de Janeiro a Fevereiro de 2015. No estudo foram entrevistadas 8 professoras pertencentes a Educação Infantil. Para a obtenção dos resultados foi utilizado um questionário como instrumento de pesquisa contendo informações que investigavam o perfil sócio-demográfico, também como a brincadeira estava sendo inserida como uma ferramenta no processo educativo. A brincadeira, nesse meio, estava presente, muito embora tivesse suas limitações, também foi vista como um meio importante como agente de construção e desenvolvimento do conhecimento. No entanto, há muito o que fazer pela Educação Infantil para que os professores e a escola em geral possam compreender que a brincadeira não é apenas um mecanismo incentivador da aprendizagem, mas também um meio de verificar e compreender o desenvolvimento da criança como um todo.
Abstract: Leisure activities has always been present through history and time, though depending both on social and the historical framework where the child is inserted in. Consequently, playing is recreated with it power of imagination and creation. In fact, it is part of the children daily routine and is him who defines it as spontaneous, pleasurable and without any commitment. Thus, the importance of playing, which is entered in the education field, allows the student to learn faster and easier. Therefore, the goal of the current research was to analyze how the infantile education teachers deal with leisure activities in their classes, indeed the research was approached from an observational, descriptive and qualitative method, carried out in the moths of January and February 2015. In the study has been interviewed 8 teachers from infantile schools. In order to obtain the results, a quiz has been used as a tool of research containing information both inquiring the socialdemographic profile and how playing was being inserted as a tool of education learning process. Concluding, leisure activities were a fact through the research, although it limitations, playing was also seen as an important instrument of building and developing knowledges. Nonetheless, there is a lot to do on this field to make teachers along with schools understand that leisure is not only a trigger to encourage schooling, but also a way to understand the development.
Descrição: LIMA, Maria do Socorro Cavalcante. A utilização da brincadeira na educação infantil. 2015. 48f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37386
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