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Tipo: TCC
Título: A matemática no currículo da educação infantil: o que pensam as professoras
Autor(es): Silva, Deijiane Cardoso da
Orientador: Costa, Sinara Almeida da
Palavras-chave: Currículo na Educação Infantil;Matemática na Educação Infantil;Formação de Professores;Curriculum in Primary School
Data do documento: 2012
Citação: Silva, D. C.; Costa, S. A. (2012)
Resumo: Esta pesquisa trata da presença da matemática no currículo da Educação Infantil. Seu objetivo é identificar e analisar as concepções dos professores de pré-escola sobre a matemática na Educação Infantil. Para tanto, buscou-se compreender as concepções dos professores sobre criança e Educação Infantil, identificar os conceitos matemáticos que os professores consideram mais importantes de serem trabalhados com crianças na Educação Infantil e identificar as experiências formativas dos professores com a matemática na Educação Infantil, procurando perceber de que forma eles acreditam que os conhecimentos provenientes dessas experiências influenciam a sua prática. O Referencial Teórico é pautado nas ideias de autores, como Barbosa (2009); Cruz (2010); Monteiro (2010) e Oliveira-Formosinho (2001). A metodologia constou da realização de entrevistas individuais semiestruturadas, realizadas com duas professoras de pré-escola, com foco na matemática. Os resultados encontrados revelam que o trabalho com a matemática na Educação Infantil vem sendo efetivado de forma fragmentada, dando ênfase a alguns temas, como números e sistema de numeração, enquanto outros, como grandezas e medidas, não são, sequer, mencionados. Por último, observou-se que a formação do professor, tanto inicial como continuada, não parece influenciar de forma contundente o trabalho das professoras com as crianças e, mais especificamente com a matemática, o que leva à reflexão sobre a necessidade de cursos de formação que levem em consideração as especificidades dos professores de crianças pequenas.
Abstract: This research deals with the presence of mathematics in the curriculum of the kindergarten. Their goal is to identify and analyze the concepts of teachers from primary school about mathematics in kindergarten. Therefore, we sought to understand the concepts of teachers about kindergarten, identify the mathematical concepts that teachers consider most important to be working with children in kindergarten and identify the formative experiences of teachers with math in kindergarten, seeking to understand how they believe that the knowledge from these experiences influence in their practice. The Theoretical Framework is grounded in the ideas of authors such as,Barbosa (2009) ; Cruz (2010) ; Monteiro (2010) and Oliveiraformosinho( 2001). The methodology consisted of semi-structured individual interviews, conducted with two teachers of preschool, focusing the math. The results show that working with the mathematics in kindergarten has been effected in a fragmented form, emphasizing certain themes, such as numbers and numbering system, while others, such as greatness and measures, are not even mentioned. Finally, it was observed that teacher education, both initial and continuing, does not seem so great influence of the teachers work with children and, more specifically with the mathematics, which leads to reflection on the need of training courses that take into account the specificities from teacher of young children.
Descrição: SILVA, Deijiane Cardoso da. A matemática no currículo da educação infantil: o que pensam as professoras. 2012. 66f.-TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Especializados, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37456
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