Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37492
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Risco cardiovascular e estilo de vida em pacientes com doença renal crônica
Título em inglês: Cardiovascular risk and lifestyle in patients with chronic kidney disease
Autor(es): Fé, Érika de Moura
Araújo, Açucena Leal de
Moura, Tatiana Victória Carneiro
Araújo, Dinah Alencar Melo
Sousa, Valdenia Maria de
Silva, Ana Roberta Vilarouca da
Palavras-chave: Fatores de Risco;Estilo de Vida;Doenças Cardiovasculares
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: FÉ, É. M. et al. Risco cardiovascular e estilo de vida em pacientes com doença renal crônica. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e32550, 2018.
Resumo: Objetivo: correlacionar fatores de risco cardiovascular de pacientes com doença renal com níveis pressóricos elevados. Métodos: estudo transversal realizado com 150 pacientes em hemodiálise. Foram utilizados dois formulários, um referente aos fatores socioeconômicos e outro ao estilo de vida. Resultados: a amostra foi composta predominantemente por pacientes do sexo masculino, idade acima de 52 anos, casados e não exercendo atividade laboral. Dos fatores de risco cardiovascular, os níveis pressóricos foram os mais alterados, onde 78,0% estavam com pressão arterial sistólica acima dos valores ideais. Foi encontrada associação estatisticamente significativa entre pressão arterial e idade (p=0,024) e entre pressão arterial e capacidade de lidar com o estresse (p=0,015). Conclusão: por meio deste estudo, pôde-se verificar que a significância estatística entre as variáveis indica que a pressão arterial sistólica elevada, a idade e a capacidade em lidar com o estresse favorecem os fatores de risco cardiovascular em pacientes com doença renal crônica.
Abstract: Objetivo: correlacionar fatores de risco cardiovascular de pacientes com doença renal com níveis pressóricos elevados. Métodos: estudo transversal realizado com 150 pacientes em hemodiálise. Foram utilizados dois formulários, um referente aos fatores socioeconômicos e outro ao estilo de vida. Resultados: a amostra foi composta predominantemente por pacientes do sexo masculino, idade acima de 52 anos, casados e não exercendo atividade laboral. Dos fatores de risco cardiovascular, os níveis pressóricos foram os mais alterados, onde 78,0% estavam com pressão arterial sistólica acima dos valores ideais. Foi encontrada associação estatisticamente significativa entre pressão arterial e idade (p=0,024) e entre pressão arterial e capacidade de lidar com o estresse (p=0,015). Conclusão: por meio deste estudo, pôde-se verificar que a significância estatística entre as variáveis indica que a pressão arterial sistólica elevada, a idade e a capacidade em lidar com o estresse favorecem os fatores de risco cardiovascular em pacientes com doença renal crônica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37492
ISSN: 2175-6783 (On line)
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_emfe.pdf200,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.