Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37522
Title in Portuguese: A relação entre o brincar e o ensino-aprendizagem
Author: Barbosa, Bruna Belém
Advisor(s): Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Keywords: Ensino aprendizagem
Brincadeira
Issue Date: 2007
Citation: Barbosa, B. B.; Ciasca, M. I. F. L. (2007)
Abstract in Portuguese: presente trabalho trata sobre a relação entre o brincar e o ensino-aprendizagem. A evolução do brincar em algumas diferentes perspectivas será mostrada no início do trabalho. Também na primeira parte deste trabalho, procurar-se-á traçar a relação da criança e o brincar na pré-escola, mostrando que nessa atividade a criança desenvolve sua inteligência, aprendendo progressivamente a representar simbolicamente sua realidade de forma dinâmica, criativa e prazerosa. Caracterizar-se-á o brincar como recurso de desenvolvimento. A intencionalidade do brincar é veículo fundamental que revela a infância com sua autenticidade de atitudes, tornando-se assim uma forma privilegiada de desenvolvimento e apropriação do conhecimento. Nessa perspectiva dispõe-se a discorrer sobre o brincar e vê-lo como contribuinte favorável para a desenvolvimento infantil. [...]
Description: BARBOSA, Bruna Belém. A relação entre o brincar e o ensino-aprendizagem. 2007. 84f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37522
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EPUFC - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_tcc_bbbarbosa.pdf702,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.