Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37534
Tipo: TCC
Título: O desenvolvimento infantil x psicomotor
Autor(es): Melo, Maria do Socorro de Souza
Orientador: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: A importância do desenvolvimento da criança;Processo de crescimento global;Desenvolvimento psicomotor da criança
Data do documento: 2007
Citação: Melo, M. S. S.; Ferreira, G. M. M. (2007)
Resumo: Esta monografia teve como um dos objetivos transmitir de forma simples e compreensiva a importância do desenvolvimento da criança, como também incentivar a participação constante e atuante da família e de todas as pessoas envolvidas no processo de crescimento global e interativo desta criança. Procura-se conceituar o que é antigo e o que é moderno, dentro da perspectiva das várias tendências estéticas, verificando como os autores dos pensamentos e afirmações citadas desenvolvem suas teorias a esse respeito. Para tanto, são citados de autores e teóricos como: Jean Piaget, Vygotsky, Freud, Wallon, Allport, Rappoport, Ferreira, Rosa Merval, Sousa Dayse dentre outros, para assim subsidiar teoricamente esse trabalho. A conclusão a que se chega é que: o desenvolvimento psicomotor da criança é um processo global e interativo e a família é o primeiro universo ensinante da criança, sendo este um ambiente normal e natural para o seu crescimento físico, mental e social e principalmente interativo. E que esse processo é dinâmico e global acontecendo com o ser humano desde sua concepção e continuando por toda sua vida, pois essas mudanças são bem evidentes na criança. Desenvolve-se, crescem ou se modificam, seu corpo, sua inteligência, seus sentimentos, de forma geral pela integração e interação de aspectos físicos e psíquicos. Para uma melhor compreensão o trabalho foi dividido da seguinte forma: o I capítulo relata o desenvolvimento da criança na visão de Piaget; o II capítulo explica como se processa o desenvolvimento psicomotor da criança; o III capítulo mostra de forma simplificada, como se processa a intervenção da família no desenvolvimento psicomotor da criança.
Descrição: MELO, Maria do Socorro de Souza. O desenvolvimento infantil x psicomotor. 2007. 94f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37534
Aparece nas coleções:EPUFC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_mssmelo.pdf670,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.