Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37535
Tipo: TCC
Título: A relevância da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança da educação infantil
Autor(es): Melo, Maria Adelane Santos de
Orientador: Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palavras-chave: Psicomotricidade;Educação;Desenvolvimento físico, social, cognitivo e afetivo da criança
Data do documento: 2007
Citação: Melo, M. A. S.;Ciasca, M. I. F. L. (2007)
Resumo: A Psicomotricidade é uma ciência da educação que busca através de técnicas contribuir para o desenvolvimento físico, social, cognitivo e afetivo da criança, possibilitando situações desafiadoras que favorecerão o amadurecimento das funções neurológicas e motoras para que o indivíduo possa viver melhor consigo mesmo e em sociedade. Para tanto, é de fundamental impotância que o professor da educação infantil tenha sensibilidade e conhecimento acerca do desenvolvimento psicomotor infantil para que proponha atividades motoras que despertem o interesse da criança com o intuito de conhecer melhor a si mesma, suas habilidades e limitações, conhecer melhor o outro para um melhor convívio social, assim com também, adquirir subsídios para uma aprendizagem significativa e satisfatória que tenha utilidade para sua vida atual e futura. A família, também, deve dispor de condições que estimulem o desenvolvimento psicomotor da criança, já que é o primeiro grupo social a qual a criança pertence, podendo desde cedo estimular seus movimentos e sentidos, além de procurar um equilíbrio entre liberdade e limite para que a criança possa formular e adquirir valores morais e sociais e tornar-se um indivíduo capaz de exercer sua cidadania com compromisso e responsabilidade para uma vida melhor em sociedade.
Descrição: MELO, Maria Adelane Santos de. A relevância da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança da educação infantil. 2007. 40f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37535
Aparece nas coleções:EPUFC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_masmelo.pdf257,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.