Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37537
Tipo: TCC
Título: Intervenção psicomotora no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Autor(es): Silva, Fátima Regina Pereira da
Orientador: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: TDAH;Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade;Evolução da criança
Data do documento: 2007
Citação: Silva, F. R. P.; Ferreira, G. M. M. (2007)
Resumo: O presente estudo se propôs a pesquisar sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) fazendo uma relação com a Psicomotricidade. O TDAH é um problema que afeta crianças e adultos. As características do transtorno do déficit de atenção e Hiperatividade são a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade. Elas afetam de modo adverso o desempenho acadêmico, os relacionamentos familiar e social, o ajustamento psicossocial e a vida laborativa, devendo ser alvo de intervenção especializada. Além dos sintomas básicos do transtorno, em mais de 50% dos casos existe co-morbidade com transtorno do aprendizado, transtornos do humor e de ansiedade, transtornos disruptivos do comportamento e transtornos do abuso de substâncias e de álcool. O TDAH já foi entendido como um transtorno comportamental de meninos, porém, na atualidade, é solidamente identificado em meninas, adolescentes e adultos. Através de uma reeducação e de uma terapia psicomotora, com trabalhos orientados com uma série de atividades que a pessoa passa a vivenciar em sessões individuais e em grupos, ela passa a organizar melhor sua imagem corporal que é a chave mestra da organização racional do meio espacial e temporal da criança. A partir deste trabalho, em ações práticas, respeitanda a evolução da criança, facilitando sua transformação existencial, sua capacidade de centrar-se, em uma prática que respeita sua expressividade psicomotora, sua capacidade de desenlear-se, se envolvimento psicossocial em todos os sentidos irá se harmonizar para uma vida sociável.
Descrição: SILVA, Fátima Regina Pereira da. Intervenção psicomotora no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2007. 41f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37537
Aparece nas coleções:EPUFC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_frpsilva.pdf195,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.