Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37540
Tipo: TCC
Título: A hiperatividade e a psicomotricidade
Autor(es): Moraes, Renata Castro de
Orientador: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: TDAH;Hiperatividade;Transtorno de Déficit de Atenção
Data do documento: 2006
Citação: Moraes, R. C.; Ferreira, G. M. M. (2006)
Resumo: O Objetivo desta monografia é mostrar de maneira clara e abrangente o comportamento de uma criança hiperativa desde a idade pré – escolar até atingir a fase adulta. Discute o Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) com Hiperatividade), onde raramente este distúrbio é diagnosticado em nosso meio. Mostra que o hiperativo apresenta problemas familiares, escolares e no convívio social. Por isto é sugerido que precisa – se de profissionais como: psicólogos, psicopedagogos, terapeutas, neurologistas, fonoaudiólogos e além do carinho, amor, paciência, tolerância e disciplina que ajudem amenizar ou até mesmo controlar os efeitos deste transtorno. A atenção especial na sala de aula por parte do professor é essencial, estando bem preparado para saber contornar o problema e posicionar este aluno na sala de aula, sabendo como proceder nas tarefas e no relacionamento, sendo também um mediador entre o portador de TDAH e os demais alunos. O professor não deve atuar sozinho e junto com os pais incentivar a procura de ajuda de um profissional especializado e competente em TDAH, onde este será capaz de elaborar um diagnóstico e orientar o portador do distúrbio auxiliando a formação de uma estrutura familiar sólida e unida. Conclue-se que atualmente existem muitas pesquisas, visando à melhoria de vida para estes portadores de TDAH e a capacidade de avançar nesta área, ultrapassando barreiras, transformando a vida destes familiares com direito a felicidade e o amor
Descrição: MORAES, Renata Castro de A hiperatividade e psicomotricidade. 2006. 20f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37540
Aparece nas coleções:EPUFC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_tcc_rcmoraes.pdf293,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.