Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37607
Tipo: Artigo de Evento
Título: Acompanhamento de egressos de 2003 e 2004 dos cursos de graduação da UFC: avaliação diagnóstica
Autor(es): Barbalho, Carmem Silvya Coelho
Torres, Wládia Oliveira
Andriola, Wagner Bandeira
Palavras-chave: Avaliação Institucional;Evasão discente;Avaliação de egressos;Graduação
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: III Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: Barbalho, C. S. C.; Torres, W. O.; Andriola, W. B. (2006)
Resumo: Ingressar numa universidade é privilégio de poucos. Interromper o curso superior para fugir das dificuldades financeiras é a realidade de muitos. O falso conceito de que nas instituições federais de ensino superior só estudam alunos “riquinhos” é umas das causas para a insuficiência de programas governamentais de assistência aos estudantes carentes. De fato, nas salas de graduação das universidades federais brasileiras, 53,5% das vagas são ocupadas por alunos que concluíram o ensino médio em escolas particulares, segundo afirma o secretário-executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Gustavo Balduíno, baseado em pesquisa realizada pela entidade. No entanto, os 46,5% restantes referem-se a estudantes oriundos de escolas públicas. Pela falta de rubrica específica para assistência estudantil, indispensável à permanência e à formação completa dos universitários, muitos desses estudantes abdicam dos seus estudos para trabalhar.
Descrição: BARBALHO, Carmem Silvya Coelho; TORRES, Wládia Oliveira; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Acompanhamento de egressos de 2003 e 2004 dos cursos de graduação da UFC: avaliação diagnóstica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 22-34.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37607
ISBN: 85 7485 098 5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_cscbarbalhowotorres.pdf119,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.