Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37644
Título: Avaliação do Impacto Cumulativo na Bacia do Patu Considerando a Presença de Média e Pequena Açudagem
Autor(es): Maia, Daniel Boris Silva
Orientador(es): Silva, Francisco Osny Éneas da
Palavras-chave: Eficiência Hídrica
Pequena Açudagem
Democratização da Água
Impactos Sócioeconômicos
Data do documento: 2016
Citação: MAIA, D. B. S. (2016)
Resumo: Predominantemente na região do Nordeste do Brasil, a construção de pequenos e médios açudes é condição vital para a obtenção de recursos hídricos de água confiáveis. Dito isto, o processo de povoamento dos sertões nordestinos aconteceu intimamente ligada à execução da política de criação de corpos hídricos artificiais, introduzida na política de combate às secas. A ideologia por trás da democratização da distribuição da água no espaço, por intermédio da criação de inúmeros reservatórios na bacia hidrográfica de açudes estratégicos, é bastante comum no Nordeste Semiárido. Todavia, as inconstâncias das vazões naturais dos rios e as elevadas taxas de evaporação influenciam, significativamente, nos rendimentos dos reservatórios superficiais dessa porção do país. É muito comum a ocorrência de açudes estratégicos, quando analisados isoladamente, sem a influência da pequena açudagem, sendo capazes de regularizar muito mais água do que o sistema de reservatórios composto pelo mesmo açude principal e pelo aglomerado de pequenos a montante. Portanto, o presente trabalho pretende analisar, com o uso de técnicas de hidrologia estocástica, as correlações que existem entre a democratização do acesso aos recursos hídricos e a eficiência hidrológica, possuindo como estudo de caso um sistema formado por 82 reservatórios em uma bacia hidrográfica representativa das condições hidrológicas e morfológicas do Nordeste Semiárido. Palavras-chave: Pequena açudagem, eficiência hídrica, democratização da água.
Descrição: MAIA, Daniel Boris Silva. Avaliação do Impacto Cumulativo na Bacia do Patu Considerando a Presença de Média e Pequena Açudagem. 2016. 46 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37644
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_dbsmaia.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.