Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37662
Title in Portuguese: Avaliação estratégica dos impactos da implantação do sistema metroviário na acessibilidade ao trabalho da população de baixa renda em Fortaleza - CE
Author: Freire, Renan Monteiro Carioca
Advisor(s): Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Keywords: Acessibilidade
Avaliação de Projetos de Transporte
Sistema Metroviário
Modelos de Escolha Discreta.
Issue Date: 2016
Citation: FREIRE, R. M. C. (2016)
Abstract in Portuguese: O acesso às atividades, como postos de trabalho, é reconhecido como bem de interesse social uma vez que promove intercâmbio cultural e econômico, e, no caso de ser deficitário, contribui para a exclusão social de indivíduos. No contexto da cidade de Fortaleza, estudos anteriores apontam que o problema da baixa acessibilidade aos postos de trabalho afeta, principalmente, a população de baixa renda e que habita na periferia, onde grande parcela deste grupo se localiza. O presente trabalho tem como objetivo os impactos do Sistema Metroviário de Fortaleza (Metrofor), atualmente em fase de implantação e operação parcial, nesta problemática. Para elaborar o método, se realiza uma revisão da literatura em avaliação de intervenções no sistema de transporte, iniciando-se pelo método convencional utilizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapondo-o a uma proposta metodológica orientada a problemas, de modo a possibilitar a construção de um método de análise exploratória que considera os aspectos espaciais e não-espaciais da problemática, que permite o levantamento de hipóteses causais sobre as alterações nos níveis de acessibilidade. Assim, a situação atual da problemática da acessibilidade da população de baixa renda aos postos de trabalho foi caracterizada, assim como a implantação do Metrofor dividida em três diferentes etapas incrementais é avaliada: as melhorias operacionais, onde os headways foram reduzidas e a integração tarifária com os outros modos de transporte público; a implantação do Ramal Parangaba-Mucuripe (ou VLT); e a implantação da linha Leste. Os resultados obtidos indicaram que a implantação do Metrofor melhorou de modo generalizado os níveis de acessibilidade aos postos de trabalho para a população de baixa renda, mas que atuou principalmente sobre os indivíduos deste subgrupo que eram mais desfavorecidos na questão do acesso aos empregos, em especial das periferias Oeste e Sudoeste. Dentre as etapas de implantação, destacam-se as melhorias operacionais como promotoras de integração entre ônibus e sistema metroviário, tanto no acesso quanto na difusão das estações, o que constitui parte importante das hipóteses levantadas em todas as etapas de implantação, impactando principalmente no congestionamento das linhas de ônibus utilizadas para estes deslocamentos.
Abstract: Access to activities, such as job, is recognized as a social good, once it provides cultural and economic exchange, and, being insufficient, it can place individuals in a social exclusion condition. Within the context of Fortaleza, previous studies point that the low accessibility to jobs problem affects mainly the poorest share of the population who lives in the city’s outskirts, where most of this demographic group is located. Hence, this work aims to assess the impacts of Fortaleza’s Metro System (Metrofor), currently in implementation and partial operation, in this problem. To formulate the method, a literature review in transport projects assessment is conducted, in which the conventional method used by the Inter-American Development Bank (BID) is analysed in opposition to a problem-oriented approach, from which is possible to build an assessment method that explores accessibility’s both spatial and non-spatial aspects, and allows to hypothesize causes to explain the solution’s impacts. Thus, the problem’s baseline situation is characterized and the intervention’s different incremental stages are assessed: the operational improvements, which includes an increase in the system’s frequency and a fareintegration among the public transportation modes; the insertion of the Parangaba-Mucuripe line (a light rail line); and, finally, the implantation of the East line. The results point to a general increase in accessibility to jobs level within the poorest share of the population due to the metro system, especially among the individuals who presented the lowest levels among that group, mainly in the West and Southwest regions of the outskirts. Among the implementation stages, it is worth notice that de operational improvements promoted the modal integration between the bus and metro system, used in trips to and from subway stations, which constitutes an important point in the hypothesis raised, resulting mainly in bus system congestion.
Description: FREIRE, Renan Monteiro Carioca. Avaliação estratégica dos impactos da implantação do sistema metroviário na acessibilidade ao trabalho da população de baixa renda em Fortaleza - CE. 2016. 66 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37662
Appears in Collections:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_rmcfreire.pdf4,79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.