Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37838
Título: Teoria da gravidade escalar geométrica interpretada sob a perspectiva do modelo de dimensões extras
Autor(es): Gomes, Fernando Oliveira da Silva
Orientador(es): Carvalho, Ricardo Renan Landim de
Coorientador(es): Alencar Filho, Geová Maciel de
Palavras-chave: Gravidade
Relatividade geral
Teoria da gravidade escalar e geométrica
Data do documento: 2018
Citação: GOMES, Fernando Oliveira da Silva. Teoria da gravidade escalar geométrica interpretada sob a perspectiva do modelo de dimensões extras. 2018. 47 f. Dissertação (Mestrado em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Esta dissertação consiste em uma revisão de alguns aspectos da Teoria da Relatividade Geral e da Teoria Clássica de Campos, com o intuito de formar uma base para um aprofundamento em um artigo de um grupo de pesquisadores do ICRA - CBPF que apresenta uma teoria alternativa para a gravitação. Nesta teoria, a gravitação é tomada como um efeito geométrico, assim como na Relatividade Geral, porém a curvatura do espaço-tempo é caracterizada como uma função de um campo escalar. Em outras palavras, apenas um grau de liberdade e necessário para descrever a gravitação, e não dez como na Relatividade Geral. Após o estudo desse trabalho, é mostrado como essa teoria pode ser interpretada de uma forma nova e ainda não explorada por seus autores: como se representasse uma superfície quadridimensional embebida em um espaço-tempo de cinco dimensões, abrindo margem para o estudo dessa teoria no modelo de Branas.
Abstract: This thesis consists in a review of some aspects of the General Theory of Relativity and of the Classical Field Theory, in order to study a paper from a group of researchers form ICRA - CBPF which presents an alternative theory of gravity. In this theory, gravity is a geometric effect, like in General Relativity, but the curvature of spacetime is characterized by a function of a scalar field. In other words, the gravity would have only one degree of freedom, instead of ten as in General Relativity. After this study, it is shown how the geometric scalar theory of gravity can be interpreted in a new and not yet explored way: as a representation of a four-dimensional surface imbeded in a five-dimensional spacetime, allowing the study of the geometric scalar gravity in the brane world model.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37838
Aparece nas coleções:DFI - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_fosgomes.pdf549,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.