Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37953
Título: Avaliação na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de Paulo Freire e Vieira Pinto
Autor(es): Lima, Maria Socorro Lucena
Lima, Marteana Ferreira de
Sousa, Ana Lourdes Lucena de
Palavras-chave: Avaliação
Educação de Jovens e Adultos
Paulo Freire
Vieira Pinto
Data do documento: 2010
Editor: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: Lima, M. S. L.; Lima, M. F.; Sousa, A. L. L. (2010)
Resumo: A educação de adultos foi e continua sendo um problema cujas proporções relacionam-se com diversas dimensões da reprodução social, envolvendo desde aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais até questões de cunho especificamente didático-pedagógico. A importância da contribuição de Paulo Freire e de Álvaro Vieira Pinto para a discussão desse problema é notória. Especialmente, considerando a análise por eles realizada acerca da relação entre educação e conscientização. A compreensão do homem como ser inconcluso, histórico e em constante processo de formação remete ao caráter também inconcluso, histórico e processual da educação. Nessa perspectiva, a educação não pode ser limitada a uma determinada fase da vida humana, mas constitui um processo cujo desenvolvimento entrelaça-se com a própria existência humana em sua totalidade. [...]
Descrição: LIMA, Maria Socorro Lucena; LIMA, Marteana Ferreira de; SOUSA, Ana Lourdes Lucena de. Avaliação na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de Paulo Freire e Vieira Pinto. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 1194-1208.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37953
ISBN: 85 7485 099 3
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_msflimamflima.pdf333,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.