Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38015
Tipo: Dissertação
Título: A percepção vincular materna e o risco de alteração no desenvolvimento socioemocional/comportamento das crianças
Autor(es): Rolim, Lívia Rocha
Orientador: Amaral, João Joaquim Freitas do
Coorientador: Leite, Álvaro Jorge Madeiro
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil;Relações Mãe-Filho;Comportamento Infantil
Data do documento: 21-Nov-2018
Citação: ROLIM, L. R. A percepção vincular materna e o risco de alteração no desenvolvimento socioemocional/comportamento das crianças. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Mulher e da Criança) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: O objetivo do estudo é averiguar os efeitos da vinculação mãe-filho sobre o desenvolvimento infantil, avaliando a associação entre a percepção vincular materna e o risco de alteração do comportamento das crianças de 1 a 36 meses atendidas no Instituto da Primeira Infância (IPREDE).Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal. Na amostra terão duzentos e vinte mãesque tenham filhos entre 1 e 36 meses, que estejam cadastrados no Instituto da Primeira Infância – IPREDE e que aceitem expressamente participarem da pesquisa. Serão excluídas as mães, que tenham filhos maiores de três anos e que não aceitem participar da pesquisa e crianças que tenham patologias no desenvolvimento, que tenha sido diagnosticada com algum transtorno neuromotor, sensorial ou cognitivo. Os dados serão coletados através de três instrumentos, a saber, um formulário para a coleta de dados sociodemográficos, um questionário sobre a percepção vincular materna – IPVM e outro questionário sobre o desenvolvimento da criança - THE SWYC. Serão feitas análises estatísticas adequadas às variáveis do estudo. Produtos: Além do artigo original que utilizará os dados desta pesquisa, essa dissertação terá como resultado uma cartilha sobre o desenvolvimento infantil e a importância dos cuidados maternos para um saudável desenvolvimento da criança.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38015
Aparece nas coleções:MPSMC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_lrrolim.pdf11,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.