Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38131
Tipo: TCC
Título: Acompanhamento da produção de alevinos machos de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus), linhagem chitralada através da reversão sexual, na Fazenda Tarumã em Pacajus- Ce
Autor(es): Nogueira, Francisco Rodrigo Vieira
Orientador: Costa, Francisco Hiran Farias
Palavras-chave: Tilápia (Peixe) - Brasil, Nordeste;Tilápia do Nilo - Cultivo;Engenharia de Pesca
Data do documento: 2007
Citação: NOGUEIRA, Francisco Rodrigo Vieira. Acompanhamento da produção de alevinos machos de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus), linhagem chitralada através da reversão sexual, na Fazenda Tarumã em Pacajus- Ce. 2007. 26 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Resumo: O estágio foi realizado nas instalações da fazenda Tarumã, localizada no município de Pacajus, CE, no período que corresponde aos meses de agosto/2006 a outubro/2006. Durante esse período fez-se o acompanhamento da produção de alevinos revertidos sexualmente de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, linhagem Chitralada. As atividades observadas foram desde a seleção dos reprodutores, passando pelo processo de acasalamento, coleta e seleção de pós-larvas, preparação e administração da ração contendo o hormônio masculinizante 17a — metiltestosterona, terminando na comercialização desses alevinos revertidos para produtores e afins. A fazenda Tarumã é recente no processo de cultivo de tilápia, ainda está aprimorando suas instalações e tecnologia. Certamente é mais um novo espaço de aprendizado para estudantes de Engenharia de Pesca como também reforça o crescimento e a importância da Aqüicultura para o estado do Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38131
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_frvnogueira.pdf28,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.