Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38142
Tipo: TCC
Título: Inteligência e afetividade: avaliação diagnóstica de altas habilidades/superdotação
Autor(es): Benevides, Marta Cavalcante
Orientador: Viana, Tania Vicente
Palavras-chave: Assédio Moral;Entrevista Psicológica;Saúde Ocupacional
Data do documento: 2008
Citação: BENEVIDES, Marta Cavalcante. Inteligência e afetividade: avaliação diagnóstica de altas habilidades/superdotação. 2008. 55f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Avaliação Psicológica, Fortaleza (CE), 2008.
Resumo: A proposta deste trabalho é analisar o fenômeno conhecido como assédio moral, com base, principalmente, na teoria desenvolvida por Hirigoyen (2001; 2002) e Barreto (2000), porém, resgatando idéias e conceitos de outros estudiosos do assunto, e, ao mesmo tempo, procurando ressaltar o caráter patológico desse tipo de conduta. A expressão assédio moral é recente no universo do trabalho, apesar de maus-tratos e humilhações serem praticados desde o início das relações trabalhistas, sendo intensificado nos dias atuais, pela vulnerabilidade a que são submetidos os trabalhadores no contexto da globalização. Particularmente no Brasil, a herança cultural deixada pelo regime escravocrata tende a considerar o assédio moral como comportamento "normal" no cotidiano das organizações. No entanto, ao utilizarmos ferramentas como a entrevista psicológica e o psicodiagnóstico, torna-se possível constatar que esse tipo de conduta não é apenas um “jeito de ser”, mas se trata de uma conduta anti-social que pode estar mascarando uma psicopatologia, freqüentemente ignorada, mas que precisa ser diagnosticada e tratada, visando à promoção da saúde mental nas organizações.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38142
Aparece nas coleções:EAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tcc_mcbenevides.pdf227,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.