Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38205
Title in Portuguese: Avaliação do rendimento escolar: como instrumento de exclusão social
Author: Gurgel, Sacha Magalhães Sá
Advisor(s): Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Keywords: Desempenho escola
Sistema educacional brasileiro
Issue Date: 2006
Citation: GURGEL, Sacha Magalhães Sá. Avaliação do rendimento escolar: como instrumento de exclusão social. 2006. 34f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006.
Abstract in Portuguese: Este trabalho teve como objetivo refletir sobre o papel da avaliação do desempenho escolar e, sobretudo da educação, discutir que para o desenvolvimento. Não é possível obter êxitos sem o alicerce de um povo que se educa para a cidadania. O sistema educacional brasileiro apresenta baixos índices de conclusão do ensino básico, com altos índices de evasão e repetência, e acentuadas disparidades educacionais entre as várias regiões. Essa baixa qualidade da educação, principalmente a pública, é ligada a uma ineficiente administração e gerenciamento educacional, uso insuficiente e impróprio dos recursos financeiros e principalmente às estratégias de ensino e avaliação do desempenho escolar inadequadas. Novas políticas e estratégias educacionais são, portanto, exigidas para reverter tal situação, mas faltam aos seus formuladores informações precisas, sistemáticas e padronizadas sobre o desempenho do sistema educacional. Não existe, na verdade, uma cultura de avaliação no país nem um envolvimento efetivo da sociedade no aperfeiçoamento do sistema educacional. Neste sentido, pretende-se neste trabalho iniciar reflexões sobre o papel da avaliação do desempenho escolar como ferramenta de exclusão social, consequência da prática pedagógica desvirtuada adotada pelo nosso sistema educacional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38205
Appears in Collections:EAPEAA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_tcc_smsgurgel.pdf206,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.