Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38207
Title in Portuguese: Avaliação da aprendizagem: da teoria à prática
Author: Walcineide Viana Barbosa, Walcineide Viana Barbosa
Advisor(s): Veras , Neide Fernandes Monteiro
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Avaliação da aprendizagem
Issue Date: 2005
Citation: BARBOSA, Walcineide Viana. Avaliação da aprendizagem: da teoria à prática. 2005. 52.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2005.
Abstract in Portuguese: Este estudo apresenta reflexões sobre a avaliação da aprendizagem: da teoria à prática. A avaliação é um tema complexo e polêmico, por conseguinte, requer uma tomada de consciência dos profissionais da educação. O que avaliar? Como avaliar? Quando Avaliar? Por que avaliar? Para que serve a avaliação? Por que a teoria é significativa e a prática não? São perguntas que suscitam dúvidas em muitos educadores. A busca de respostas, a estas indagações, motivou a escolha do tema. A pesquisa aborda a importância da avaliação, tendo como objetivo buscar modelos alternativos de como mudar a prática avaliativa, diminuindo a ênfase à nota. O trabalho apresenta uma revisão da literatura das concepções de avaliação, com vistas a compreender a teia de fatos que a avaliação tem sido incrementada ao longo da história. Apesar dos esforços em prol de uma educação de qualidade, democrática e renovadora, ainda existe muita descriminação social, onde a avaliação tem sido usada para segregar pessoas. Vive-se numa sociedade que a tudo e a todos classifica. Para que o educador transforme esta realidade torna-se necessário assumir o novo paradigma de uma educação de qualidade para todos, para tanto, deve rever conceitos e aplicar uma metodologia adequada aos interesses da sociedade competitiva de um mundo globalizado, para que o cidadão possa cumprir os seus direitos e deveres com segurança e capacidade. Enfim, vale ressaltar que a finalidade primordial da avaliação é o sucesso educativo do ser, fato que pressupõe comprometimento com o resultado do ensino e aprendizagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38207
Appears in Collections:EAPEAA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_tcc_wvbarbosa.pdf285,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.