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Title in Portuguese: Um estado da arte sobre aplicativos para ensino de línguas estrangeiras para deficientes visuais
Author: Rocha, Anna Isabelly de Lima
Advisor(s): Mendes, Marília Soares
Keywords: Deficiência visual
Línguas estrangeiras
Acessibilidade
Software educativo
Issue Date: 2018
Citation: ROCHA, Anna Isabelly de Lima. Um Estado da arte sobre aplicativos para ensino de línguas estrangeiras para deficientes visuais . 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software ) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2018.
Abstract in Portuguese: De acordo com o resultado do censo da população brasileira, realizado em 2010, divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), o Ceará encontra-se em terceiro lugar do Brasil no ranking de número de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo a deficiência visual, a mais comum. Os softwares facilitam a interação das pessoas com deficiência ao mundo, à tecnologia e outros recursos, inclusive no aprendizado de línguas estrangeiras. No entanto, o quantitativo de softwares para auxílio no processo de ensino a pessoas com deficiência visual ainda é escasso. O aprendizado de uma língua estrangeira é indispensável para a formação no contexto social globalizado, pois aprender uma nova língua abre portas para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural. A proposta deste trabalho encontra-se no contexto do Projeto de Pesquisa: “DESLICE - DEsenvolvimento de Softwares para o ensino de LÍnguas para cegos do estado do CEará”, desenvolvido no campus da UFC em Russas, em parceria com o campus da UFC no Benfica, Fortaleza. Esse trabalho visa o apresentar um estado da arte sobre aplicativos para o ensino de línguas estrangeiras para deficientes visuais. Neste trabalho, o estudo de caso foi conduzido com a participação de alunos de Fortaleza. A metodologia utilizada seguiu os seguintes passos: (1) análise do contexto do sistema; (2) estudo do público-alvo; e (3) recomendações para um sistema. Para tanto, as abordagens utilizadas foram: 1) Análise das tecnologias existentes; 2) Investigação do contexto de uso; 3) recomendações para a adoção de sistemas.
Abstract: According to the result of the Brazilian population census, conducted in 2010, published by the Economic Research and Strategy Institute of Ceará (IPECE), Ceará ranks third in Brazil in the ranking of the number of people with some type of disability , with visual impairment being the most common. Software facilitates the interaction of people with disabilities with the world, technology and other resources, including foreign language learning. However, the amount of software to aid the teaching process for people with visual impairment is still scarce. Learning a foreign language is indispensable for training in the globalized social context, because learning a new language opens doors for personal, professional and cultural development. The proposal of this work is in the context of the Research Project: "DESLICE - Development of Software for the Teaching of Languages for the Blind of the State of CEará", developed at UFC campus in Russas, in partnership with the UFC campus in Benfica , Fortaleza. This paper aims to present a state of the art on applications for teaching foreign languages to the visually impaired. In this study, the case study was conducted with the participation of Fortaleza students. The methodology used followed these steps: (1) Analysis of existing technologies; (2) study of the target audience; and (3) recommendations for a system. To do so, the approaches used were: 1) Analysis of existing technologies; 2) Investigation of the context of use; 3) recommendations for the adoption of systems.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38219
metadata.dc.type: TCC
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