Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38278
Tipo: TCC
Título: Avaliação: dificuldades e mudanças
Autor(es): Martins, Cleuma Freitas Gomes
Orientador: Mc Donald, Brendan Coleman
Palavras-chave: Sistema de avaliação educacional;Rede municipal de ensino
Data do documento: 2003
Citação: MARTINS, Cleuma Freitas Gomes. Avaliação: dificuldades e mudanças. 2003. 27f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.
Resumo: O trabalho aborda a realidade do sistema de avaliação, aplicada nas escolas da rede municipal de Caucaia. Diante de uma sala, de no mínimo 37 alunos, o professor, com o entendimento do ato de avaliar, mas com pouco tempo para atender às particularidades de sua turma, acaba agrupando as dificuldades, trabalhando assim de forma geral e por fim resumindo sua avaliação aos períodos mensais e bimestrais com uma prova escrita, daí a importância de buscar um maior conhecimento sobre o significado da avaliação com as experiências vivenciadas na escola. A atitude de avaliar, como instrumento de aprendizagem é um desafio à ação pedagógica e não uma mera ação de atribuir e receber notas. Mesmo que haja educadores que defendam uma avaliação promocional tradicional e disciplinadora em nome de um ensino de qualidade, há de se perceber a grande necessidade de uma transformação, na construção do conhecimento como processo, onde quem ensina e quem aprende terão que ficar um de frente para o outro, para um balanço da tarefa conjunta a que se propuseram. A concepção e defesa de uma prática classificatória têm como conseqüência, a evasão escolar e reprovação de um grande número de alunos. Este trabalho tenta buscar soluções para esta problemática, rompendo com este modelo de avaliação classificatória, enfatizando o significado de uma avaliação formativa, assim introduzindo um novo encaminhamento para ultrapassagem do autoritarismo e de uma ação mecânica no processo avaliativo desta escola. O primeiro passo para esta transformação é dar ao processo de avaliação um novo sentido, isto é, transforma-lo em oportunidade para o aluno ler, refletir, demonstrar que tem recursos para abordar situações complexas. Resumindo, o aluno deverá demonstrar ter adquirido competência como estudante.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38278
Aparece nas coleções:EAPEAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_tcc_cfgmartins.pdf193,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.