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Title in Portuguese: Projeto e imagem como política urbana sobre a produção contemporânea da arquitetura institucional pública em Fortaleza-CE
Author: Arruda, Daniel Marques
Advisor(s): Farias Filho, José Almir
Keywords: Arquitetura pública - Fortaleza (CE)
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Acquario Ceará
Centro de Eventos do Ceará
Política urbana - Ceará
Issue Date: 2018
Citation: ARRUDA, D. M. Projeto e imagem como política urbana sobre a produção contemporânea da arquitetura institucional pública em Fortaleza-CE. 2018. 276 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: Toda arquitetura institucional pública nasce de uma condição política, social e econômica específica. Ela leva a assinatura do setor público, mas é resultado de um embate entre diferentes atores urbanos: setor privado, grupos de interesse ou de pressão. A técnica e a estética seguirão e tentarão materializar essas intenções ou subvertê-las. É de se perguntar, portanto, qual é o papel dessa arquitetura solicitada e concebida a favor e como representação de uma política pública, e qual sua contribuição na produção do espaço urbano? Constituiria a declaração de uma estratégia de dominação forjada nos comportamentos profundamente arraigados dos grupos sociais dominantes? Significaria não mais que uma vinculação pragmática de interesses político-econômicos conjunturais? O presente trabalho parte do pressuposto de que, na atualidade, a principal missão da arquitetura institucional pública é dar suporte aos imperativos do modelo de globalização neoliberal, sendo a imagem arquitetônica um componente central para a concepção e interpretação de novas dinâmicas socioespaciais ajustadas a este modelo. Considerando tal premissa, esta pesquisa tem por objetivo principal investigar como se efetiva o alinhamento político-ideológico da arquitetura institucional pública feita no Ceará a partir da década de 1990, e quais as suas repercussões na cidade de Fortaleza-CE. Em tal perspectiva, examina-se duas obras que guardam uma imagem-síntese do grupo de poder hegemônico regional instaurado desde então: o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC, 1999) e o Centro de Eventos do Ceará (CEC, 2009). Um terceiro projeto – o Acquário do Ceará –, ainda em construção, também foi analisado com intuito de averiguar a continuidade desta estratégia. Esse estado de coisas foi decodificado através de uma metodologia de pesquisa que articula três dimensões analíticas: (a) a análise da conjuntura política e do contexto institucional; (b) a análise do conteúdo discursivo e programático dos projetos; (c) a avaliação das repercussões socioespaciais na pós-ocupação das obras.
Abstract: All public institucional architecture emerges from a specific political, social and economic condition. It takes the public sector's signature, but it is the result of impasses among different urban actors: the private segment, groups of interest or groups of pressure. Technique and aesthetics will follow up in an attempt to materialize these intentions or subvert them. Therefore, it is vital to ask what the role of this architecture, which is requested and conceived in favor of and as representation of public politics, is and what it contributes to the production of the urban space. Would it constitute a declaration of a domineering strategy forged upon deeply rooted behavior of social domineering grupos? Would it mean just a pragmatic link of economic political conjunctural interests? Considering the architetonic image a central component for the conception and interpretation of new socialspace dynamics adjusted to model, the starting point of this present paper is the assumption that, nowadays, the main mission of public institutional architecture is to give support to the globalized neoliberal imperatives. Based on this premisse, the main objetive of this research is to look into how the political-ideological architecture alignment of the public institutional architecture in the State of Ceará becomes effective, as of 1990, and its repercussions in the capital city of Fortaleza. In such perspective, two projects which offer an image-synthesis of the regional hegemonic group in power, since the 90's: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC, 1999) and Centro de Eventos do Ceará ( CEC, 2009). Bearing in mind the objective to prove the continuity of this strategy, a third project - Acquário do Ceará - still undergoing construction, was also analysed. This was proved and decoded through research methodology which articulates three analytical dimensions: (a) the analysis of the political and institutional contexts; (b) the analysis of pragmatic content of project discourse; (c) the evaluation of socialspace repercussions after its occupation and use.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38329
Appears in Collections:DAU - Dissertações defendidas na UFC

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