Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38332
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A relação entre memória e aprendizado motor e o perfil de ondas cerebrais
Autor(es): Santos Júnior, Francisco Fleury Uchoa
Santana, José Rogério
Palavras-chave: Memória e educação;Educação;Memória;Aprendizagem
Data do documento: 2018
Citação: SANTOS JÚNIOR, Francisco Fleury Uchoa; SANTANA, José Rogério. A relação entre memória e aprendizado motor e o perfil de ondas cerebrais. In: VASCONCELOS, José Gerardo; XAVIER, Antônio Roberto(Orgs). Pesquisas Pós-doutorais em história e memória da educação. Fortaleza: Imprece, 2018. p.37-48.
Resumo: Caracterização da memória Considerando que temos em nosso cérebro aspectos conscientes e inconscientes, a compreensão da integralização dessas características para a formação do indivíduo perpassa o entendimento do funcionamento cerebral, o que inclui os mecanismos de automatismo inerentes à própria sobrevivência humana. Apresentamos, anatômica e fisiologicamente, uma rede de interconexões cerebrais, de modo que pode ser difícil distinguir um comportamento, de fato, voluntário e consciente de outro comportamento denominado habitual ou automatizado (MLODINOW, 2013). Além das ações neurais relacionadas ao planejamento e automatização do movimento ou de um comportamento, a memória apresenta-se também como uma variável cognitiva determinante na aprendizagem motora. Esta pode ser definida como a capacidade do indivíduo de reter e utilizar diversas informações de várias maneiras por variados períodos indeterminados de tempo e pode ser conceituada como o armazenamento de material oriundo das atividades, emoções e pensamentos dos muitos estágios de processamento de informação (IZQUIERDO, 2011). Destacam-se três sistemas de memória relacionados ao processamento de informação e consequente produção de movimento: armazenamento sensorial de curto prazo (ASCP), memória de curto prazo (MCP) e memória de longo prazo (MLP). A MCP também pode ser conhecida como memória de trabalho (IZQUIERDO, 2011).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38332
ISBN: 978-85-8126-170-6
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_ffusantosjunior.pdf90,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.