Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38424
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise das habilidades sociais de um grupo de estudantes universitários: bom repertório e desempenho socialmente competente
Autor(es): Salgueiro, Cláudia Daniele Barros Leite
Nunes, Fernanda Cristina Meirinhos de Castro
Caldas, Marcus Túlio
Palavras-chave: Educação;Estudantes universitários;Habilidades sociais;Cognição social
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: SALGUEIRO, Cláudia Daniele Barros Leite; NUNES, Fernanda Cristina Meirinhos de Castro; CALDAS, Marcus Túlio. Análise das habilidades sociais de um grupo de estudantes universitários: bom repertório e desempenho socialmente competente. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 76-89, jan./abr. 2018.
Resumo: As habilidades sociais são um conjunto de destrezas sociais, cognitivas e afetivas que instrumentaliza os indivíduos no decorrer do desenvolvimento, orientando-os para o enfrentamento das dificuldades cotidianas. O assunto vem ganhando ampla difusão por conta da importância do desenvolvimento de tais habilidades para os estudantes universitários, que, na atualidade, voltam-se não somente para o contexto profissional, mas também para o pessoal mais amplo. Trata-se de estudo quantitativo descritivo transversal, composto por uma amostra intencional de 60 estudantes de uma universidade privada localizada na região Nordeste. O objetivo desta pesquisa foi analisar as habilidades sociais (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2003) apresentadas por jovens universitários. A coleta de dados foi realizada através da aplicação do Inventário de Habilidades Sociais (IHS), instrumento de autorrelato que favorece a identificação de déficits e recursos em habilidades sociais. Os resultados da pesquisa demonstraram bom repertório e desempenho de indivíduos considerados socialmente competentes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38424
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_cdblsalgueirofcmcnunes.pdf313,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.