Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38519
Title in Portuguese: Filosofia e educação: por um ensino crítico em tempos temerários
Author: Lima, José Aparecido de Oliveira
Matos, Junot Cornélio
Keywords: Filosofia e educação
Autorreflexão crítica
Narrativas de vida
Issue Date: 2018
Publisher: Revista Argumentos
Citation: LIMA, José Aparecido de Oliveira; MATOS, Junot Cornélio. Filosofia e educação: por um ensino crítico em tempos temerários. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 10, n. 20, p. 194-203, jul./dez. 2018.
Abstract in Portuguese: O referente artigo tem como característica, problematizar o atual cenário educacional e filosófico no qual nos assombra. Nesse ponto, percebemos que os estudos sobre as políticas e práticas educacionais preconizados pela gestão pública indicam que atualmente vivemos fortes resquícios de um modelo temerário de educação, tradicionalmente circunscrita aos meios dominantes e capitalistas, na qual demanda educar para a segregação e competitividade. Isso reflete uma sociedade com propósitos idealizados na autoafirmação individual. Da mesma forma, estamos inseridos em sistemas de escolarização que configuram uma educação com recortes acentuadamente mercantilista, com forte tendência de instrumentalização das relações e embrutecimento das pessoas. Para Boaventura de Souza (2013) “é possível que estejamos ante uma nova forma de fascismo social, o fascismo desenvolvimentista.” (p, 122). Palavras-chave:
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38519
metadata.dc.type: Artigo
ISSN: 1984-4255 (online)
1984-4247 (impresso)
Appears in Collections:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_jaolimajcmatos.pdf126,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.