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Título: Entre o ímpeto criativo e ação política: como pensar a educação a partir de Hannah Arendt e Nietzsche?
Autor(es): Marques, Bárbara Romeika Rodrigues
Palavras-chave: Educação
Criação
Ação
Arendt
Nietzsche
Education
Creation
Action
Data do documento: 2011
Editor: www.filosofia.ufc.br/argumentos/
Citação: Marques, R. R. B. (2011)
Resumo: Hannah Arendt e Nietzsche oferecem diagnósticos do presente: ela aponta a condição apolítica a que se encontram os humanos – quando da sobreposição das relações de produção e consumo ao primeiro plano; ele identifica na incultura moderna o engessamento do ímpeto criativo – tão caro à espécie humana. Ambos apontam a crise na Cultura e com ela a configuração da Educação em tempos sombrios. É com Hannah Arendt e Nietzsche que percebemos o risco que se submete o mundo moderno ao imperar em seu cerne o homem reprodutor de um saber estéril, técnico e que perdeu há muito a capacidade de agir junto à condição de pertencer ao mundo. Este texto acolhe o esforço reflexivo dos dois pensadores e propõe uma direção que evidencie a necessidade de pensar a Educação como essencial na formação de um novo homem.
Abstract: Hannah Arendt and Nietzsche offer a Picture of the present: she draws the attention to the non-political condition which live the human beings - when the overlap of the relations of production and consumption to the forefront, he identifies in uncultured modern the crystallization of creative impetus - so important to the human species. Both address the crisis in the culture and with it the setting of Education in dark times. It is with Hannah Arendt and Nietzsche that we notice the risk that undergoes the modern world to reign in his heart the man as a breeder of an empty and technical knowledge, in which they lost in the long run, the ability to act as of belonging to the world. This text welcomes the thoughtful efforts of the two thinkers and proposes a direction which shows the necessity of thinking about education as essential in the formation of a new man.
Descrição: MARQUES, Bárbara Romeika Rodrigues. Entre o ímpeto criativo e ação política: como pensar a educação a partir de Hannah Arendt e Nietzsche?. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, v. 2, n.3, p. 148-154, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3859
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