Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38789
Tipo: TCC
Título: Adolescente e consumo: entre a necessidade e o desejo
Autor(es): Bernardo, Rosane Feijão
Orientador: Barbosa, Rita Cláudia Aguiar
Palavras-chave: Consumo;Adolescência;Sociedade de consumo
Data do documento: 2018
Citação: BERNARDO, Rosane Feijão. Adolescente e consumo: entre a necessidade e o desejo. 2018. 31 f. Monografia (Graduação em Economia Doméstica) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o consumo dos adolescentes no Brasil, traçando um painel da formação histórica da sociedade de consumo brasileira. Para tanto, são discutidas questões como os conceitos de consumo , a adolescência como um conceito histórico, assim como as de significados dos produtos que levam ao consumo na sociedade contemporâneas. Com o aumento da produção de produtos,resultante do advento do capitalismo, existe uma tendência da sociedade em relevar a utilidade dos bens e serviços, valor de uso, para o valor simbólico dos produtos. Para possibilitar a consecução do objetivo dos objetivos, realizou-se um estudo bibliográfico. A pesquisa é assim considerada como descritiva, exploratória e bibliográfica.
Abstract: This work presents a reflection on the consumption of adolescents in Brazil, tracing a panel of the historical formation of the Brazilian consumer society. For this, we discuss issues such as consumption concepts, adolescence as a historical concept, as well as the meanings of products that lead to consumption in contemporary society. With the increase in the production of products, as a result of the advent of capitalism, there is a tendency of society to show the usefulness of goods and services, value in use, to the symbolic value of products. In order to achieve the objective of the objectives, a bibliographic study was carried out. The research is thus considered as descriptive, exploratory and bibliographical.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38789
Aparece nas coleções:ECONOMIA DOMÉSTICA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_rfbernardo.pdf410,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.