Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38851
Title in Portuguese: Análise da abordagem pedagógica na temática hipertensão arterial nos Cursos de Graduação de Fortaleza
Author: Dalcastel, Itana Lisane Spinato
Gomes, Regina Claudia Tabosa
Catrib, Ana Maria Fontenelle
Santos, Zélia Maria de Sousa Araújo
Keywords: Instituição de Ensino
Processo de saúde
Hipertensão
Issue Date: 2005
Citation: DALCASTEL, Itana Lisane Spinato; GOMES, Regina Claudia Tabosa; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; SANTOS; Zélia Maria de Sousa Araújo. Análise da abordagem pedagógica na temática hipertensão arterial nos Cursos de Graduação de Fortaleza. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Abstract in Portuguese: As instituições de ensino possuem a responsabilidade de proporcionar uma formação abrangente dos profissionais de saúde, ressaltando a importância da prevenção e promoção da saúde. Este enfoque educativo prepara o profissional para uma visão holística, porém voltada na qualidade de vida da população. Diante deste contexto, torna-se importante que o fisioterapeuta, como profissional da saúde, tenha uma formação acadêmica visando a atenção primária e secundária, desprendendo-se da atuação puramente tecnicista. A hipertensão é um problema de saúde pública. É Considerada pela Organização Mundial de Saúde – OMS, como a terceira causa de morte no mundo, com aproximadamente 600 milhões de hipertensos. Desses, 500 milhões precisam de intervenção médica imediata. A OMS prevê que até o ano de 2010 as doenças cardiovasculares serão as principais causas de morte nos países em desenvolvimento. (BRASIL, 2003).[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38851
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISBN: 85-7485-091-8
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_eve_ilsdalcastel.pdf135,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.