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Tipo: Artigo de Evento
Título: O PIBID e a formação de professores (as) na UFC: desenvolvendo ações nas escolas públicas pela melhoria da qualidade da aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental I através da ludicidade
Autor(es): Matos, Ana Priscila Fernandes de Araújo
Carvalho, Débora Delilia Silva Lemos de
Freitas, Claudiana Fernandes de
Silva, Maria José Albuquerque da
Palavras-chave: Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID);Ensino Fundamental
Data do documento: 2014
Citação: MATOS, Ana Priscila Fernandes de Araújo; CARVALHO, Débora Delilia Silva Lemos de; FREITAS, Claudiana Fernandes de; SILVA, Maria José Albuquerque da. O PIBID e a formação de professores (as) na UFC: desenvolvendo ações nas escolas públicas pela melhoria da qualidade da aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental I através da ludicidade. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.
Resumo: O tema deste artigo surgiu de observações realizadas durante as atividades desenvolvidas pelos 22 bolsistas1 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia, na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza/CE, a partir do ano letivo de 2014, coordenado em âmbito nacional pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O projeto em andamento, intitulado “Alfabetizar letrando na educação infantil e ensino fundamental I: promovendo uma aprendizagem significativa com ludicidade”, centrado na crítica ao ensino copista que existe em muitas escolas públicas brasileiras, o qual descaracteriza o aluno como sujeito de ação e de pensamento, coloca no centro do processo formativo professores e alunos como sujeitos de interações, aguçando sua capacidade para se apropriar do lúdico, do jogo e do brincar como estratégias que contribuem para promover o desenvolvimento das crianças em todos os seus aspectos: cognitivo, afetivo, psicossocial, físico e cultural. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38913
ISSN: 2316-1086
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