Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38974
Title in Portuguese: Crianças e jovens cearenses para a Companhia de Jesus: uma história da Escola Apostólica de Baturité (1922-1962)
Author: Cavalcante, Maria Juraci Maia
Keywords: Jesuitas
Missão Setentrional da Província Portuguesa Dispersa
Missão
Issue Date: 2010
Citation: CAVALCANTE, Maria Juraci Maia. Crianças e jovens cearenses para a Companhia de Jesus: uma história da Escola Apostólica de Baturité (1922-1962). In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010.
Abstract in Portuguese: Este artigo integra uma investigação mais ampla que trata da acção política e educativa dos Jesuítas Portugueses no nordeste do Brasil, no século XX, a partir da perseguição sofrida por esta Ordem, depois do advento da República em Portugal (1910), e de sua consequente expulsão, quando, segundo a historiografia jesuítica consultada, é concebida e iniciada a Missão Setentrional da Província Portuguesa Dispersa, dirigida a vários lugares de destino, entre os quais estaria a antiga colónia do Brasil, onde a Companhia de Jesus antes baseara grande parte do seu projecto de cristianização, por dois séculos, até a sua expulsão por ordem de Pombal. A referida Missão tem feito parte da crónica, testemunho e historiografia jesuítica, em Portugal e no Brasil, que se configura, como é o caso de António Paulo Cyriaco Fernandes e Ferdinand de Azevedo (1986), aqui examinados, como uma emblemática construção da memória histórica da Companhia de Jesus, onde encontramos seguintes aspectos: 1) a decisão de migrar em função da expulsão republicana, o acolhimento dos Jesuítas portugueses e o forte apoio de figuras proeminentes do Clero e da República do Brasil; 2) a fundação pela Ordem do Colégio António Vieira e a sede da Província dos Jesuítas Portugueses, na cidade de Salvador, estendendo-a depois para Belém do Pará, São Luís do Maranhão e Recife, em Pernambuco, onde fundam o Colégio Manoel da Nóbrega e uma Residência; 3) a chegada dos Jesuítas ao Ceará, e a instalação de um Noviciado e Casa de Formação. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38974
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISBN: 978-85-7862-139-1
Appears in Collections:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_eve_mjmcavalcante.pdf951,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.