Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39028
Tipo: Artigo de Evento
Título: As contribuições do projeto raízes culturais na valorização da identidade da cultura afro-brasileira
Autor(es): Noronha, Géssica Nunes
Hollanda, Renata Sampaio de
Silva, Maria José Albuquerque da
Palavras-chave: PIBID e Cultura de Paz;Raízes Culturais;Avaliação
Data do documento: 2016
Citação: NORONHA, Géssica Nunes; HOLLANDA, Renata Sampaio de; SILVA, Maria José Albuquerque da. As contribuições do projeto raízes culturais na valorização da identidade da cultura afro-brasileira. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016.
Resumo: O presente trabalho é decorrente da experiência vivenciada em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) por meio do projeto “Raízes culturais: heranças e valores afro-brasileiros”, desenvolvido em uma escola pública no município de Fortaleza/Ce. O objetivo foi reconhecer as heranças da cultura africana na vida das crianças nos mais diversos aspectos, com base nos valores humanos e na cultura de paz, reafirmando ações de letramento e alfabetização, visando empreender a avaliação educativa dos valores adquiridos. O referencial teórico abrange estudos de Boacin (2008), Hoffmann (2010), Jares (2007) e Mellon (2006). O percurso metodológico tem cunho qualitativo, envolvendo as diversas etapas vivenciadas. Os resultados destacam o interesse das crianças em compartilhar os valores para o autoconhecimento e o respeito à diversidade cultural existente, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento da leitura e escrita de forma lúdica e prazerosa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39028
ISSN: 2316-1086
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_gnoronha.pdf171,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.