Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39087
Tipo: Artigo de Evento
Título: Visão de licenciados e licenciandos acerca da formação inicial de professores para a avaliação do ensino-aprendizagem na educação básica
Autor(es): Rodrigues, Lídia Azevedo de Menezes
Trompieri Filho, Nicolino
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Carvalho, Débora Aldyane Barbosa
Santos, Francesca Danielle Gurgel dos
Palavras-chave: Visão;Formação Inicia;Avaliação
Data do documento: 2013
Citação: RODRIGUES, Lídia Azevedo de Menezes; TROMPIERI FILHO, Nicolino; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa; SANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos. Visão de licenciados e licenciandos acerca da formação inicial de professores para a avaliação do ensino-aprendizagem na educação básica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 2682-2699.
Resumo: O trabalho é resultado de recorte da pesquisa de Doutorado em Educação Brasileira, na Universidade Federal do Ceará, linha Avaliação Educacional, eixo Avaliação Curricular, com o objetivo de analisar a visão de licenciados e licenciandos em Pedagogia e Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, em Sobral, Ceará, acerca da formação inicial de professores para avaliação do ensino-aprendizagem na educação básica. Fundamentou-se teoricamente em autores, como: Hadji (2001) enfatiza as decisões que podem ser tomadas após a avaliação e deve estar a serviço da aprendizagem; Perrenoud (1999) aborda a necessidade de uma abordagem pragmática da avaliação formativa; Veiga (2009) afirma a importância de se discutir as dimensões e conexões do processo didático na ação docente, pois significa compreender as concepções de ensinar, pesquisar, aprender e avaliar, dentre outros, leis e revisão de literatura. A pesquisa configurou-se como estudo de caso, fundamentada em André (2005), Quivy e Campenhoudt (2008). Aplicou-se questionário aberto em 16 sujeitos. Os resultados evidenciaram disciplinas que foram estudadas no currículo anterior à reforma e disciplinas estudadas atualmente, percebendo-se a inclusão de uma disciplina de Avaliação Educacional, no curso de licenciatura em Pedagogia, porém realizaram sugestões de melhorias na relação teoria e prática, como ampliação da carga horária dos estágios, avaliar alunos com necessidades educacionais especiais, professores universitários qualificados, utilização de novas metodologias de ensino para melhorar a formação de professores, disciplina voltada à discussão e reflexão de autores sobre as formas de avaliação nas escolas, dentre outras. A visão acenou à importância de refletir os desafios na formação inicial e continuada de professores para avaliação do ensino-aprendizagem na educação básica, mediante demandas educacionais, como o conhecimento sobre avaliações em larga escala (SAEB, PROVA BRASIL, ENEM, SPAECE), a fim de qualificar a prática pedagógica na melhoria da aprendizagem e gestão da educação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39087
ISSN: 2176 1396
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_dabcarvalhofdgsantos.pdf172,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.